Vitaminas para Aumentar a Imunidade

Preocupadas com o novo coronavírus, as pessoas estão em busca de formas de fortalecer o sistema imunológico e alguns minerais e vitaminas podem aumentar a imunidade.

Vitaminas para Aumentar a Imunidade

Qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade?

Atualmente com o surto do novo coronavírus, todas as pessoas estão preocupadas e procurando as melhores formas fortalecer o sistema imunológico, dessa forma algumas vitaminas podem ajudar a aumentar a imunidade. Leia mais para saber quais são as vitaminas que você pode tomar para se prevenir de vírus, doenças e aumentar a sua imunidade.

Todos queremos estar saudáveis sempre que ​​possível. Embora você não possa controlar sua resposta imune a todos os vírus e doenças, você pode tomar algumas vitaminas e medidas para aumentar sua imunidade.

O que é bom para fortalecer o sistema imunológico?

Você provavelmente ficará surpreso com as maneiras simples de fortalecer o sistema imunológico do seu corpo. Para melhorar seu sistema imunológico, tomar vitaminas e suplementos ajudam muito, mas também é importante pensar a longo prazo, pois ter um estilo de vida saudável é a melhor defesa contra invasores.

O sistema imunológico é um sistema complexo de células especializadas e respostas biológicas integradas em todo o corpo, da digestão no intestino à química do cérebro e em todos os lugares. Existem muitos aspectos fascinantes do sistema imunológico que os cientistas ainda estão explorando. No entanto, há também um grande corpo de pesquisas comprovadas que podem beneficiar a todos. Para simplificar, nos concentramos em vitaminas e minerais comprovados que fortalecem seu sistema imunológico.

As 8 melhores vitaminas e minerais para aumentar a imunidade

Vitaminas para Aumentar a Imunidade

A desnutrição é um das principais causas do enfraquecimento do sistema imunológico. Em um estudo de 2007 publicado pelo British Journal of Nutrition , descobriu que os micronutrientes fortalecem o sistema imunológico do corpo em três níveis separados: barreiras físicas (por exemplo, pele e mucosas), imunidade celular e produção de anticorpos.

Vitaminas C, E e zinco fortalecem as barreiras físicas. As vitaminas B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco e selênio aumentam a imunidade no nível celular.

Finalmente, todos esses micronutrientes, com exceção da vitamina C e ferro, são essenciais para a produção de anticorpos.

Infelizmente, a desnutrição afeta principalmente as pessoas que não têm acesso a alimentos nutritivos, devido a fatores econômicos ou pessoas que comem muitos alimentos processados. Qualquer uma dessas circunstâncias pode levar a uma deficiência em uma ou mais das vitaminas e minerais que são necessários para fortalecer o sistema imunológico. Se sua dieta não fornecer as quantidade ideais das seguintes vitaminas e minerais, seu sistema imunológico poderá ficar enfraquecido.

  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Ácido fólico
  • Ferro
  • Selênio
  • Zinco

A maneira mais simples de ter grandes quantidades dessas vitaminas e minerais, com exceção da vitamina D, é uma dieta rica em frutas e legumes, principalmente os coloridos. De acordo com as recomendações nutricionais do USDA , a maioria dos adultos deve consumir pelo menos 2 ½ xícaras de legumes e 2 xícaras de frutas por dia. No entanto, dependendo de fatores como idade, tamanho, sexo e níveis de atividade física, a quantidade pode ser ainda maior.

Para garantir que você esteja recebendo vitamina D suficiente, fique alguns minutos por dia à exposição solar ou comendo alimentos ricos em vitamina D, como peixe, ovos, laticínios ou alimentos enriquecidos.

Se você acha que pode não estar tendo as quantidades necessárias, pode tomar vitamina D em forma de comprimido. Mas procure tomar a vitamina D3, em vez de D2. Um estudo de 2012 publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition , indica que a vitamina D3 é mais eficaz para aumentar os níveis sanguíneos de vitamina D. A vitamina D3 é facilmente encontrada  em forma de suplemento nas farmácias, mas muitos alimentos também são enriquecidos com vitamina D2.

Zinco e vitamina C para fortalecer o sistema imunológico

Se o seu sistema imunológico estiver fraco por causa de uma deficiência específica de vitamina ou mineral, a suplementação com esse nutriente pode sem duvida aumentar sua imunidade.

De acordo com o folheto do Instituto Nacional de Saúde dos Eua sobre zinco , afirmam que os suplementos contendo zinco podem reduzir a duração e a gravidade do resfriado comum, principalmente se tomadas logo após o início da doença.

Embora a vitamina C seja conhecida como um remédio para resfriado, os resultados dos estudos são variados. Não foi comprovado que o uso da vitamina C após o inicio dos sintomas do resfriado reduza os sintomas do resfriado comum. No entanto, o informativo do Instituto Nacional de Saúde  dos Eua, sobre vitamina C afirma que a ingestão diária de vitamina C de 250 mg / dia a 1 g / pode fortalecer o sistema imunológico, principalmente de pessoas que praticam exercícios físicos intensos ou são expostas a ambientes frios constantes. Nesses casos, a incidência de gripes e resfriados foi reduzida em 50% com o uso de vitamina C.

Certamente, os suplementos vitamínicos e minerais funcionam preventivamente e fortalecem seu sistema imunológico. Mas, se você ficar doente, os médicos recomendam que você beba bastante líquido, descanse bastante e consulte um médico se não melhorar em alguns dias.

O que fazer quando a imunidade está baixa?

Hábitos saudáveis e boa alimentação ​​são fundamentais para manter seu sistema imunológico fortalecido a longo prazo

Tomar vitaminas e suplementos para suprir suas necessidades individuais, é importante, mas ter uma vida equilibrada é vital.

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As vitaminas e suplementos, certamente podem aumentar sua imunidade, mas não compensam ter uma vida saudável. Se você está sempre doente, considere  fazer as seguintes mudanças na sua vida, além de tomar vitaminas e suplementos:

1. Lave as mãos frequentemente

O que fazer quando a imunidade está baixa?

A melhor maneira de reduzir a propagação de germe e vírus é lavar as mãos  com sabão e por pelo menos 20 segundos. Veja abaixo como lavar as mãos de maneira correta. Mas uma dica útil é cantarolar “Parabéns a Você” do começo ao fim duas vezes enquanto você estiver esfregando as mãos, para garantir que lavou as mãos por  20 segundos.

Lave as mãos sempre:

  • Antes, durante e depois de preparar a comida
  • Antes de comer
  • Antes e depois de cuidar de alguém em casa que esteja doente com vômitos ou diarreia
  • Antes e depois do tratamento de um corte ou ferida
  • Depois de usar o banheiro
  • Depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de tocar em um animal, ração ou fezes do animal
  • Depois de manusear alimentos para animais 
  • Depois de tocar no  lixo

Siga cinco etapas para lavar as mãos da maneira certa

Lavar as mãos é fácil e é uma das maneiras mais eficazes de impedir a propagação de germes. Mãos limpas podem impedir que os germes se espalhem de uma pessoa para outra e por toda a comunidade – de sua casa e local de trabalho a instalações de cuidados infantis e hospitais.

Siga estas cinco etapas sempre.

  • Molhe as mãos com água corrente limpa (quente ou fria), feche a torneira e aplique sabão.
  • Ensaboar as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboar as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  • Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos.
  • Enxágue bem as mãos em água corrente limpa.
  • Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as ao ar.

Você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool se água e sabão não estiverem disponíveis.

2. Alimentação

O que fazer quando a imunidade está baixa?

Faça sempre uma dieta variada e bem equilibrada. O objetivo é consumir muitas vitaminas e minerais sem muitas calorias de açúcar e gordura.

Muitas pessoas comem grandes quantidades de açúcar e gordura sem atender às necessidades do corpo de vitaminas e minerais. Os alimentos que tem maiores quantidade de nutrientes em relação às calorias são conhecidos como “superalimentos”. Tente comer mais alimentos como verduras, frutas, legumes e vegetais, que são naturalmente ricos em minerais e vitaminas para aumentar sua imunidade.

3. Exercite-se regularmente

Exercite-se frequentemente, especialmente se você é sedentário. Um treino diário é ideal, mas não se apresse. Se você estiver iniciando, vá devagar para evitar lesões e estresse desnecessário. O excesso de exercício também pode enfraquecer seu sistema imunológico .

Outra dica: faça uma atividade de que você goste. Pois isso te ajudará a se comprometer com sua rotina. Atividades como caminhar ao ar livre, nadar, passear com o cachorro ou praticar esportes também pode aumentar sua imunidade, pois melhora o humor e e sua vida social.

4. Tenha um sono de qualidade

O que fazer quando a imunidade está baixa?

Os especialistas recomendam que os adultos durmam 7 a 9 horas por noite . Se dormir é um problema para você, tente definir uma rotina simples e relaxante antes de dormir. Você também evite assistir tv e ficar no computador ou usar o celular, por duas a três horas antes de dormir. A luz emitida e o som atrapalham a qualidade do sono.

A falta de sono afeta o humor e diminuir a imunidade . Dormir cedo também te faz acordar cedo, aproveitar mais o dia e a luz solar que fornece ao corpo vitamina D .

5. Evite fumar e beber em excesso

“Toxina” se tornou uma palavra de ordem no mundo da vida saudável, mas existem alguns hábitos que são claramente prejudiciais. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool apresentam sérios riscos ao sistema imunológico. Embora beber um pouco de álcool, com moderação, possa realmente trazer benefícios à saúde, exagerar enfraquece o sistema imunológico.

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Conclusão:

Manter-se saudável é fundamental para aumentar a imunidade, ser mais feliz e produtivo. Infelizmente, a ciência ainda está em busca da “cura para o coronavírus e para o resfriado comum”.

O bom senso comum pode ajudar a evitar a contaminação enquanto esperamos uma vacina para o coronavírus. Mas , até lá, fazer uma boa alimentação, dormir bem, praticar exercícios físicos, ter bons hábitos de higiene, bem como tomar essas vitaminas, são essenciais para manter seu sistema imunológico fortalecido.