Tapioca Engorda ou Emagrece?

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Comer tapioca engorda ou emagrece?

Atualmente a tapioca está na moda, tanto quanto nas mídias e nas receitas, mas será que comer tapioca engorda?

Veremos nesse artigo, se tapioca é carboidrato, os benefícios, calorias bem como a tabela nutricional.

Benefícios da tapioca

Os benefícios da tapioca estão na capacidade de ajudar no ganho de peso, aumentar a circulação e contagem de glóbulos vermelhos, proteger contra defeitos congênitos, melhorar a digestão , reduzir o colesterol e prevenir o diabetes .

Além disso melhora as atividades metabólicas, mantém a densidade mineral óssea, previne o Alzheimer, proteger a saúde do coração e mantém o equilíbrio de fluidos no corpo.

O que é tapioca?

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A tapioca é feita a partir da raiz da mandioca

Tapioca é o extrato de amido derivado da planta da mandioca. A parte comestível da planta da mandioca é a raiz, que é onde a tapioca é adquirida e esta planta é agora cultivada e apreciada em todo o mundo.

É nativa da América do Sul, ou seja, do nordeste do Brasil, onde é  conhecida como macaxeira, mas em outros lugares é conhecida por outros nomes, incluindo mandioca, yuca e manihot.

A carne do tubérculo é branca e muito rica em carboidratos . No entanto, esta carne saborosa só deve ser consumida cozida.

Atualmente, ganhou popularidade porque é um sem glúten. Por isso é usado como um agente espessante em vez do trigo, que são danosos para quem sofre da doença celíaca.

Tapioca tabela nutricional

Água [g] 10,99
Energia [kcal] 358
Proteína [g] 0,19
Lipídio total (gordura) [g] 0,02
Carboidrato, por diferença [g] 88,69
Fibra total [g] 0,9
Açúcares totais [g] 3,35
Cálcio, Ca [mg] 20
Ferro, Fe [mg] 1,58
Magnésio, Mg [mg] 1
Fósforo, P [mg] 7
Potássio, K [mg] 11
Sódio, Na [mg] 1
Zinco, Zn [mg] 0,12
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg] 0
Tiamina [mg] 0
Riboflavina [mg] 0
Niacina [mg] 0
Vitamina B-6 [mg] 0,01
Folato, DFE [µg] 4
Vitamina B-12 [µg] 0
Vitamina A, RAE [µg] 0
Vitamina A, UI [UI] 0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg] 0
Vitamina D (D2 + D3) [µg] 0
Vitamina D [IU] 0
Vitamina K (filoquinona) [µg] 0
Ácidos graxos saturados totais [g] 0,01
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g] 0,01
Ácidos graxos polinsaturados totais [g] 0
Colesterol [mg] 0
Cafeína [mg] 0

A tapioca é consumida em todo o mundo e é parte essencial de certas dietas, devido à sua composição única de carboidratos, vitaminas , minerais e compostos orgânicos.

A tapioca tem um nível muito baixo de gordura saturada, colesterol e sódio .

Além disso, é uma rica fonte de fibra, assim, aumenta o HDL ou colesterol bom e é rica em proteínas. De acordo com o USDA National Nutrient Database, a tapioca contém vitaminas do complexo B , incluindo ácido pantotênico , folato e B6, além de ferro , manganês , cálcio , cobre e selênio .

Tapioca engorda

A tapioca é uma maneira rápida e fácil de ganhar peso de forma saudável.

Pois seu alto teor de carboidratos (1 xícara de tapioca é igual a 45% da necessidade diária de carboidratos). Isto significa que adiciona calorias à sua dieta.

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Mas, sem qualquer colesterol ou gorduras saturadas. A maioria destes carboidratos são na forma de sacarose, enquanto uma quantidade ligeiramente menor vem do açúcar complexo amilose.

Isso faz da tapioca uma escolha ideal para pessoas que precisam ganhar peso, especialmente depois de uma doença, lesão, cirurgia ou distúrbio alimentar.

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Tapioca prende o intestino?

Um dos benefícios da tapioca é sua riqueza em fibras alimentares. A fibra está diretamente ligada à digestão.

Assim, as fibras aumenta as fezes, e ajuda na movimentação do trato digestivo, eliminando assim a constipação , inchaço e dor intestinal .

Além disso, a fibra ajuda a melhorar a saúde do coração, eliminando o excesso de colesterol das paredes das artérias e vasos sanguíneos, ajudando a evitar a aterosclerose bem como ataque cardíaco e derrame.

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Tapioca é carboidrato

Os carboidratos são a fonte de energia, uma vez que os açúcares simples, como a sacarose, são decompostos em energia utilizável. No entanto, gorduras saturadas e colesterol nos roubam energia; muitos alimentos que nos ajudam a ganhar peso não aumentam a energia.

A tapioca tem muitos carboidratos, mas sem o colesterol ruim e gorduras saturadas, então aumenta os níveis de energia . Dessa forma reduz a fome graças à fibra.

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Conclusão:

A tapioca engorda sim, mas devido ao seu alto índice de fibras, pode retardar a fome.

Apesar de ter alto índice glicêmico, a tapioca é livre de glúten, assim não é um alimento que aumenta a taxa de inflamação celular.

Por fim, a tapioca é rica em proteínas, vitaminas e minerais.

fonte: https://www.organicfacts.net/health-benefits/other/tapioca.html