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Sucralose Faz Mal para Diabéticos?

sucralose faz mal

Adoçante sucralose faz mal?

Consumir alimentos ricos em açúcar tem efeitos prejudiciais no seu metabolismo e na saúde, por esse motivo, muitas pessoas recorrem aos adoçantes artificiais como a sucralose, embora as autoridades afirmem que a sucralose é segura para consumo, alguns estudos descobriram que a sucralose faz mal e pode causar problemas de saúde.

Este artigo analisa objetivamente se a sucralose faz mal para a sua saúde, principalmente dos diabéticos. Leia mais…

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O que é sucralose?

A sucralose é um adoçante artificial de zero caloria e os produtos comerciais mais comuns à base de sucralose são: Linea, Zero cal e Splenda.

A sucralose é feita a partir da açúcar comum em um processo químico de várias etapas no qual três grupos hidrogênio-oxigênio são substituídos por átomos de cloro.

Foi descoberto em 1976 quando um cientista de uma faculdade britânica,  supostamente ouviu instruções sobre o teste de uma substância. Em vez disso, ele provou, percebendo que era muito doce.

As empresas Tate & Lyle e Johnson & Johnson desenvolveram em conjunto os produtos Splenda. Foi introduzido, inicialmente nos Estados Unidos em 1999 e atualmente é um dos adoçantes mais populares do mundo.

A sucralose é usado como substituto do açúcar tanto para adoçar bebidas quanto para cozinhar. Também é adicionado a milhares de produtos alimentícios em todo o mundo.

A sucralose é 400 a 700 vezes mais doce que o açúcar e não tem sabor amargo como muitos outros adoçantes par diabéticos.

Sucralose e diabetes

Efeitos da sucralose na glicose no sangue e insulina

Dizem que a sucralose tem pouco ou nenhum efeito sobre os níveis de glicose no sangue e insulina.

No entanto, isso pode depender se você está acostumado a consumir adoçantes artificiais ou não.

Por exemplo: um pequeno estudo feito com 17 pessoas com obesidade grave, que não consomem regularmente adoçantes artificiais relatou que a sucralose aumentou os níveis de açúcar no sangue em 14% e os níveis de insulina em 20% .

Vários outros estudos feito em pessoas com peso médio, que não nenhum problema de saúde, não foram encontraram efeitos no açúcar no sangue e nos níveis de insulina. No entanto, esses estudos foram feitos em pessoas que consumiram regularmente sucralose . 

Resumindo:

Se você não consome sucralose regularmente, é possível que tenha algumas alterações nos níveis de açúcar no sangue e insulina. No entanto, se você está acostumado a consumir sucralose, provavelmente não terá nenhum efeito.

Sucralose para cozinhar faz mal?

A sucralose é resistente ao calor e bom para cozinhar e assar. No entanto, estudos recentes descobriram que pode fazer mal.

Parece que a altas temperaturas, a sucralose começa a se decompor e interagir com outros ingredientes (Fonte ). 

Um estudo descobriu que o aquecimento da sucralose com glicerol, um componente das moléculas de gordura, produz substâncias nocivas chamadas cloropropanóis. Essas substâncias podem aumentar o risco de câncer .

No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar que realmente cozinhar com sucralose faz mal. Mesmo assim, mas talvez seja melhor usar outros adoçantes para cozinhar.

Afinal, sucralose faz mal para diabético?

Como outros adoçantes artificiais, a discussão se sucralose faz mal ou não,  é altamente controversa. Alguns cientistas afirmam que é totalmente inofensivo, mas novos estudos sugerem que ele pode ter alguns efeitos no seu metabolismo.

Em algumas pessoas diabéticas, a sucralose pode aumentar os níveis de glicose no sangue e insulina. Também pode prejudicar o ambiente bacteriano no seu intestino. 

O uso da sucralose para cozinhar também é questionado. Então se você é diabético, melhor evitar cozinhar ou assar com ele, pois pode liberar compostos nocivos a sua saúde.

Dito isto, os efeitos a longo prazo do consumo de sucralose ainda não são claros, mas autoridades de saúde como a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA consideram que é seguro.

Conclusão:

Mesmo que  você goste do sabor da sucralose, e não tem nenhum problema de saúde, ainda assim, é melhor usar com moderação. No entanto, é melhor não usar para cozinhar e assar seus pratos.

Além disso, se você notar problemas persistentes relacionados à sua saúde intestinal, melhor não consumir.

Esse artigo é meramente informativo, baseado em estudos científicos citados na fonte e não deseja de forma alguma substituir a consulta médica ou de um nutricionista.

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