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Semente de Chia para Controle do Diabetes

Semente de Chia para Controle do Diabetes

Benefícios da semente de chia para o controle do diabetes

A semente de chia (Salvia hispanica) são conhecidas por suas propriedades nutricionais, portanto, consumi-las pode ajudar a tratar uma variedade de doenças incluindo o Diabetes.
Vamos ver como a semente de chia pode ajudar a combater o diabetes.

O que é semente de chia?

O que é semente de chia

O que é semente de chia

A Chia é originariamente indígena, da América Central, principalmente do México e Guatemala.

Esta planta com flor, era uma das culturas mais importantes feitas pelos antigos astecas e maias, e suas sementes são consumidas amplamente em diferentes formas até hoje.

As sementes, que são pequenas e de forma oval que podem variar em cor do castanho, cinzento, preto ou ainda para o branco.

A semente de chia proporciona um óleo que é rico em ácido alfa-linolénico, um ácido graxo ómega-3.

Chia como consumir

As sementes podem ser comidas cruas, e podem ser cozidas com água para preparar um delicioso mingau.

Finamente moída, as sementes de chia também são adicionados em pães e bolos.

Como a Chia têm uma vida útil muito longa, é fácil armazenar as sementes.

A semente de chia também não têm sabor, de modo que você pode comê-las em uma variedade de maneiras, por meio de mingau, ou crua, apenas salpicando sobre saladas, sopas, e iogurte.

Receita de pudim de chia para diabético

    1. Em um copo, coloque 3 a 4 colheres de sopa de sementes de chia
    2. Complete com leite de soja, coco, amêndoas ou de caju
    3. Adoce a gosto com seu adoçante preferido
    4. Deixe na geladeira de um dia para o outro
    5. Misture bem antes de consumir

Benefícios da chia

Benefícios da chia

Benefícios da chia

Os benefícios da chia s são numerosos, pois elas são ricas não só em antioxidantes, mas também contêm muitos minerais essenciais, incluindo fósforo, cálcio, manganês e potássio.

Essas sementes contêm um óleo que repele os insetos, e, portanto, a semente de chia são sem dúvida, livres de agrotóxicos.

Chia seus benefícios

  • As Sementes de chia são uma boa fonte de energia.
  • Ajudam a melhorar a sua concentração e humor.
  • São isentas de glúten, livre de colesterol e sem açúcar.
  • Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a diminuir a inflamação devido a artrite ou doença cardíaca.
  • As sementes ajudam a aliviar dores e curar problemas comuns de pele.
  • As sementes ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e manter os níveis normais de pressão arterial.
  • Por Ser rico em fibras dietéticas, elas ajudam a melhorar a saúde digestiva
  • A Chia desempenha um papel importante quando se trata de desintoxicação natural.
  • Elas o mantém bem hidratado e ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos.
  • São especialmente bons para corredores e atletas que precisam de maior energia.
  • Estas sementes apresentam omega-3 e omega-6 na proporção de 3: 1, o que é considerado como muito saudável.
  • É rica em ômega 3 ácidos graxos essenciais, aumentando significativamente o poder do cérebro humano.
  • As sementes contêm níveis extremamente elevados de ácidos graxos essenciais para manter o coração saudável .
  • O óleo de chia contém a maior percentagem conhecida de omega-3 ácido alfa-linolênico, uma inacreditável quantidade de 62 a 64%!
  • As sementes ajudam a melhorar a saúde cardiovascular.
  • A fibra solúvel destas sementes ajudam a retardar o processo de conversão de carboidratos em açúcar e, portanto, estabilizam os níveis de açúcar no sangue.
  • Mantém saciado por mais tempo e ajudar a reduzir os a fome e apetite. Assim, a chia emagrece.
  • Estas sementes ajudam a no ganho de massa muscular, pois contêm proteínas de alta qualidade.

Benefícios da chia para o Controle do Diabetes

O Diabetes mellitus, atinge mais de 2% da população mundial, é uma doença crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue.

Assim as pessoas com diabetes  precisam fazer certas mudanças na dieta.

Os carboidratos certamente fazem o nível de açúcar no sangue subir mais rápido do que as fibras, proteínas ou gorduras.

Então os diabéticos devem cortar o excesso de ingestão de carboidratos e incluírem mais proteínas e fibras na dieta. Dessa forma pode ajudar a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle.

“As pequenas sementes pretas estão entre as fontes vegetais mais ricas do ácido graxo ômega-3 conhecido como ácido alfa-linolênico (ALA),” explica Harvard Health.

Isso foi mostrado em um estudo realizado em 15 homens saudáveis, que foram randomizados para receber um teste de glicose de 50 gramas.

Os participantes receberam alimentos que foram suplementados com 25 gramas de chia moída ou 31,5 gramas de linhaça em três ocasiões diferentes.

“Amostras de glicose no sangue e classificações de saciedade foram coletadas em jejum e mais de duas horas após a prandialidade”, observaram os autores.

“Ambas as sementes parecem alterar diferencialmente o metabolismo dos carboidratos e a saciedade”.

Os resultados revelaram que as sementes de chia demonstraram efeitos mais fortes, reduzindo a glicose no sangue em 39 por cento, o que foi significativamente maior do que aqueles observados com a linhaça.

Muitos estudos posteriores destacaram como o conteúdo de fibra solúvel da chia pode ajudar a reduzir o colesterol prejudicial ao se ligar aos lipídios no trato digestivo e arrastá-los para fora do corpo.

Isso é significativo para diabéticos porque níveis elevados de colesterol predispõem os indivíduos à doença.

 

Propriedades da chia

A semente de Chia é rica em proteínas e pobre em gorduras e Carboidratos.

Estas sementes são de natureza hidrofílica, o que significa que podem absorver a água muitas vezes o seu próprio peso.

Então, quando você consume as sementes de chia, elas formam um gel viscoso no sistema digestivo, e isso retarda o processamento de alimentos no sistema.

Este, por sua vez regula a absorção dos alimentos.

Ela também retarda a conversão de carboidratos em açúcar, um fator essencial e relevante ao diabetes.

Outro benefício das sementes de chia é a sua capacidade para controlar a resistência à insulina.

A insulina é o hormônio que transporta o açúcar (glicose) a partir do sangue para os músculos e  fígado onde pode ser utilizada pelo corpo como combustível e produção de energia.

Com o nível de insulina controlado, os picos repentinos nos níveis de glicose são nivelados, estabilizando o metabolismo.

Se o lançamento do açúcar está controlado, você vai se sentir mais saciado e com mais energia por um longo período de tempo, reduzindo assim o apetite.

Chia para emagrecer

Semente de chia para emagrecer

Semente de chia para emagrecer

A maioria das pessoas que sofrem de diabetes sofrem de diabetes tipo 2, é a mais comum visto em pessoas com excesso de peso.

Adicionar chia à sua dieta para controle do diabetes é uma excelente maneira de perder peso.

Por ser rico em fibras e com a sua tendência para reter a água, a chia reduz o apetite e a fome aumentando o desejo de fazer refeições saudáveis.

Ao contrário de outros grãos, mesmo uma pequena quantidade de chia fornece ao seu corpo quantidade de fibra suficiente para um dia.

Então, incluir as sementes de Chia é um benéfico e tanto, especialmente para diabéticos.

Comer apenas uma pequena quantidade de alimentos ricos em fibras pode ajudar a emagrecer.

Benefícios da chia no controle da hipertensão e colesterol.

Benefícios da chia no controle da hipertensão e colesterol.

Benefícios da chia no controle da hipertensão e colesterol.

Várias pessoas que sofrem de diabetes também têm pressão alta  e aumento dos níveis de colesterol, um precursor a doença cardiovascular.

Então, a semente de chia fornece uma dose saudável de ácido alfa-linolênico, (LA) ou ácidos graxos ômega-3.

Eles são benéficos para o coração e são encontrado em abundância na semente de chia, o que também pode melhorar a saúde cardiovascular.

Esse ácido graxo também ajuda a evitar o depósito de colesterol e outras gorduras  nas artérias, as quais podem levar a aterosclerose.

Assim consumir as sementes de chia leva a menor quantidade de acúmulo de gordura no corpo mantendo um controle sobre o nível de triglicérides e colesterol.

Chia valor nutricional

A Semente de chia são principalmente ricas em proteínas, fibras, antioxidantes bem como em muitos outros nutrientes.

Há muitas razões e motivos dos benefícios da chia, pois são saudáveis e nutritivas.

As sementes são muito baixas em colesterol e sódio.

Então, elas são consideradas boas para a saúde.

Elas também são fáceis de digerir (mais fácil de digerir do que as sementes de linhaça) como também contêm mais nutrientes do que as sementes de linhaça.

A chia não só é uma boa fonte de cálcio e fósforo, bem como de fibra e manganês.

Além disso contém  proteínas, carboidratos complexos (bons carboidratos), gorduras essenciais, várias vitaminas, como vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, cobre, zinco, etc.

Elas são ricas em antioxidantes que assim fortalecem o sistema imunológico e o mantém livre de doenças.

As sementes fornecem energia para o corpo e a mente.

Chia Informação Nutricional:

Abaixo a informação nutricional encontrados em aproximadamente 28 g da semente de chia.

NutrienteQuantidade
Calorias Totais137 Kcal
Calorias da gordura72,1 Kcal
Calorias de carboidratos50 Kcal
Calorias de proteínas15,2 Kcal
Total de carboidrato12,3 Kcal
Proteína4,4 g
Fibra10,6 g
Gordura Total8,6 g
Gordura Saturada0,9 g
Gordura Monoinsaturada0,6 g
Gordura Poli saturada0,6 g
Ômega 34915 mg
Ômega 61620 mg
Cálcio177 mg
Fósforo265 mg
Potássio44,8 mg
Sódio5,3 mg
Zinco1,0 mg
Cobre0,1 mg
Manganês10,6 g
Colesterol0
Água1,4 g
Cinza1,4 g

Conclusão:

Com tantos benefícios da chia , não é de se admirar que essas pequenas sementes foram consideradas de extremo significado e importância pelos antigos índios.

Mas você deve estar ciente de que as sementes de chia por si só não podem combater o diabetes.

O tratamento do diabetes também significa fazer várias alterações na sua vida e na alimentação.

É igualmente importante seguir toda a medicação como aconselhado pelo seu médico e exercício físico regularmente.

Mas a adição da semente de chia em sua dieta para diabéticos irá ajudar e muito no controle do diabetes.

A quantidade de nutrientes, neste superalimento pode certamente trazer uma mudança positiva em sua saúde geral.

Certamente, todas essas qualidades fazem da chia um alimento mágico e sagrado.

De fato, as sementes fornecem energia e super nutrição.

Em conclusão, a Chia tem muitos benefícios para o diabético, principalmente, o diabetes tipo 2. Que é o mais comum entre pessoas que estão acima do peso.

Tratar naturalmente o Diabetes é também uma forma barata e saudável de controlar a doença.

Muitas pessoas tem controlado o diabetes tipo 2 com dieta saudável e atividade física eliminando em até 83% o uso de medicamentos e insulina.

O diabético deve saber que é importante manter uma dieta controlada e consumir alimentos que baixam a diabetes.

Atenção: Esse artigo é apenas informativo, não desejamos de nenhuma maneira substituir  conselhos médicos ou nutricionais. Consulte um médico especialista em Diabetes antes de qualquer mudança em sua rotina de dieta.

 

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