Quanto Tempo Leva para Emagrecer?

Se você precisa perder peso é importante saber quanto tempo leva para emagrecer.

quanto tempo leva para emagrecer

Se você precisa emagrecer para uma ocasião especial ou simplesmente para melhorar sua saúde, e para definir expectativas realistas, você pode querer saber quanto tempo leva para emagrecer com saúde.

Este artigo explica os fatores que afetam a perda de peso e quanto tempo leva para emagrecer.

Como você emagrece?

Se emagrece quando você consome menos calorias do que queima todos os dias.

Por outro lado, você engorda quando você consome mais calorias do que queima. Isso parece ser simples, e para emagrecer, basta comer menos e gastar mais calorias. Mas não é tão simples assim. Veja porquê.

Qualquer comida ou bebida que você come ou bebe e que possui calorias conta para sua ingestão calórica total.

Dito isto, o número de calorias que você queima todos os dias, conhecido como gasto energético ou calórico, é um pouco mais complicado.

O gasto calórico diário é composto pelos três principais componentes abaixo:

  • Taxa metabólica de repouso (TMR). Esse é o número de calorias que seu corpo precisa para te manter vivo, como respirar e seu coração bater.
  • Efeito térmico dos alimentos. São às calorias usadas pelo seu corpo para digerir, absorver e metabolizar os alimentos.
  • Efeito térmico da atividade. Estas são as calorias que você queima quando faz qualquer exercício físico. Que também pode incluir a termogênese de todas as suas atividades diárias, como por exemplo, comer, tomar banho e lavar a louça…

Se o número de calorias que você consumir por dia for igual ao número de calorias que você queima, você mantém seu peso corporal. 

Se você deseja perder peso, deve criar um balanço calórico negativo, consumindo menos calorias do que queima ou queimando mais calorias através do aumento da atividade física.

Fatores que alteram o tempo que leva para emagrecer

Vários fatores afetam o tempo e a velocidade que uma pessoa leva para emagrecer. Mas infelizmente, muitos desses fatores estão fora do seu controle.

Gênero

Sua proporção de gordura / músculo afeta muito sua capacidade de perder peso.

Como as mulheres geralmente têm uma proporção maior de gordura / músculo que os homens, elas têm uma taxa de TMR 5 a 10% menor que os homens da mesma altura.

Isso significa que as mulheres geralmente queimam 5 a 10% menos calorias do que os homens em repouso. Assim, os homens tendem a perder peso mais rapidamente do que as mulheres, seguindo uma dieta igual em calorias.

Idade

Uma das muitas mudanças corporais que ocorrem com o envelhecimento são as alterações na composição corporal – a massa gorda aumenta e a massa muscular diminui.

Essa alteração, juntamente com outros fatores, como a diminuição das necessidades calóricas dos principais órgãos, contribui para uma menor TMR .

De fato, adultos acima de 70 anos podem ter TMR entre 20% e 25% menores do que os adultos mais jovens .

Essa diminuição da TMR pode dificultar a perda de peso conforme a idade avança .

Peso inicial

Sua massa corporal também podem afetar o quanto de tempo você leva para emagrecer.

É importante entender que as pessoas são diferentes quando se fala em perder peso. Isso em quilos, mas que podem perder o mesmo percentual em determinado tempo. Por fim, saber quanto tempo leva para emagrecer é um processo bem complexo.

Por exemplo, uma pessoa com 136 kg pode perder 4,5 kg de peso em 2 semanas apenas, após reduzir a ingestão diária em 1.000 calorias e aumentar a atividade física por 2 semanas. Enquanto outra de 80 kg pode perder apenas 2 kg, nas mesmas condições.

Déficit calórico

Você deve criar um balanço calórico negativo para perder peso, ou seja, comer menos e queimar mais calorias. Esse déficit calórico afeta o quanto de tempo leva para emagrecer.

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Por exemplo, consumir menos 500 calorias por dia durante 8 semanas provavelmente resultará em maior perda de peso do que comer menos 200 calorias por dia.

No entanto, você não deve aumentar muito seu déficit calórico .

Fazer isso não seria apenas insustentável, mas também te colocaria em risco de sofrer de deficiências nutricionais. Além disso, pode aumentar a probabilidade de você perder massa muscular, em vez de gordura.

Sono

O sono, normalmente não é levado em consideração quando se pensa em emagrecer. A insonia cronica dificulta muito a perda de peso e o tempo que você leva para emagrecer.

Ficar sem dormir apenas por uma noite aumenta a vontade de comer mais alimentos que engordam e tem poucos nutrientes. ( 1  , 2 )

Um estudo, de duas semanas analisou os participantes, que fizeram uma dieta restrita em calorias. Eles dormiram 5,5 ou 8,5 horas por noite.

Aqueles que dormiram 5,5 horas perderam 55% menos gordura corporal e 60% mais massa muscular magra do que os que dormiram 8,5 horas por noite ( 3 )

Além disso a insonia crônica está fortemente ligada ao diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Outros fatores

Vários outros fatores podem afetar o tempo que leva para emagrecer:

  • Medicamentos. Muitos medicamentos, como antidepressivos e outros antipsicóticos, podem te fazer engordar ou dificultar o emagrecimento (4)
  • Doenças. Incluindo depressão e hipotireoidismo, uma doença na qual a glândula tireóide produz muito poucos hormônios reguladores do metabolismo, podem retardar a perda de peso e incentivar o ganho de peso
  • História familiar e genética. Existe um componente genético bem estabelecido associado a pessoas com sobrepeso ou obesidade, e isso pode afetar a perda de peso .
  • Efeito sanfona. Engordar e emagrecer em pouco tempo aumenta o tempo que você leva para emagrecer, pois altera a TMR. ( 5 )

Quanto tempo leva para emagrecer?

A maioria das pessoas quer emagrecer de maneira rápida, mas é importante que você não emagreça rapidamente.

Emagrecer muito rápido pode aumentar o risco de cálculos biliares, desidratação e desnutrição .

Outros efeitos colaterais do emagrecimento rápido são:

  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Constipação
  • Queda de cabelo
  • Irregularidades menstruais
  • Perda de massa muscular

Embora você possa emagrecer mais rapidamente no início de um programa de emagrecimento, os médicos e especialistas recomendam que se emagreça entre 450 g a 1,360 kg por semana, ou cerca de 1% do seu peso corporal ( 6 )

Além disso, lembre-se de que a perda de peso não é um processo linear. Algumas semanas, você pode perder mais, enquanto outras, você pode perder menos ou nada.

Portanto, não desanime se sua perda de peso diminuir ou ficar parada por alguns dias.

Conclusão:

Você emagrece quando come menos calorias do que queima.

Muitos fatores afetam o tempo que leva para emagrecer, incluindo sexo, idade, peso inicial, sono e seu déficit calórico.

Tenha o objetivo de perder 0,450 g a cerca de 1,360 kg por semana, é uma maneira segura e saudável de emagrecer .

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