Qual a diferença do iogurte grego para os outros?

O iogurte comum e o grego são produtos lácteos fermentados, mas o iogurte grego é muito mais espesso e mais picante que o iogurte comum, e contém duas vezes mais proteína e cerca da metade da quantidade de carboidratos e açúcar que o iogurte comum.

diferença do iogurte grego para os outros

O iogurte grego e o normal são ricos em nutrientes de alta qualidade e tem vários benefícios à saúde, mas você pode se perguntar qual a diferença entre o iogurte grego dos outros.

Este artigo explica melhor as diferenças entre o iogurte grego para os outros tipos de iogurte e te ajudar a escolher o melhor para você.

O iogurte comum e o grego são feitos com os mesmos ingredientes: leite fresco, além de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus , que são as culturas também conhecidas como coalho. No entanto, o sabor e os nutrientes diferem devido à forma como são feitos.

Método de fabricação

Iogurte comum 

O iogurte comum é produzido aquecendo o leite, adicionando bactérias e deixando fermentar até atingir um pH ácido de cerca de 4,5. Após esfriar, outros ingredientes, como frutas, podem ser adicionados.

Iogurte grego

O iogurte grego, é mais concentrado, pois é produzido eliminando o soro do leite e outros líquidos do iogurte comum.  Como o processo reduz o volume total, o iogurte grego leva muito mais leite que o iogurte comum para se produzir um lote do mesmo tamanho. Como a maior parte do líquido é removido, o iogurte grego é muito mais espesso e picante que o iogurte comum. Também geralmente é mais caro, pois precisa de mais leite para ser fabricado.

Nutrientes

Iogurte comum e o grego têm perfis nutricionais muito diferentes. A tabela abaixo compara 100 gramas de iogurte grego e comum com pouca gordura.

  Iogurte Comum Iogurte Grego
Calorias 63 Kcal 73 Kcal
Proteína 5,25 g 9,95 g
Gordura 1,55 g 1,92 g
Cálcio 183 mg 115 mg
Açúcar 7,04 g 3,56 g
Carboidratos 7,04 g 3,94 g

Ambos os iogurtes também são uma excelente fonte de magnésio, vitamina B12 e iodo.

Como você pode ver, o iogurte grego contém cerca de metade dos carboidratos e açúcar que o iogurte comum, ao mesmo tempo em que contém quase o dobro de proteína . Ele também tem menos cálcio e sódio.

Essas diferenças são o resultado do processo de fabricação dos dois tipos de iogurte.

Por um lado, a eliminação do soro de leite do iogurte grego remove parte de sua lactose, reduzindo seu conteúdo geral de carboidratos e açúcar. Por outro lado, a proteína permanece intacta durante todo o processo de filtragem, portanto o iogurte grego fornece muito mais proteína.

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Mas a comparação acima é baseada nas versões com baixo teor de gordura dos dois produtos. Aqueles feitos com leite integral tem muito mais gordura e calorias.

Por exemplo, a mesma porção de iogurte comum feita com leite integral duplica ou até triplica seu conteúdo de gordura.

Qual o melhor?

O iogurte comum e o grego são alimentos ricos em nutrientes e são um excelente lanche para sua dieta.

No entanto, os iogurtes adoçados de qualquer uma das variedades são pode atrapalhar sua dieta, além disso, o açúcar causa cáries, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Assim, é melhor escolher as marcas e tipos de iogurtes naturais sem açúcar ou diet, para reduzir o consumo de açúcar na dieta. Se você quer aumentar a ingestão de proteínas, o iogurte grego é melhor. 

Como ambos são saudáveis, você deve escolher aquele que se adapta às suas necessidades bem como suas preferências de sabor.

Conclusão:

O iogurte comum e o grego são feitos com os mesmos ingredientes, mas diferem em nutrientes. Enquanto o iogurte comum tem menos calorias e mais cálcio , o iogurte grego tem mais proteína e menos açúcar – e uma consistência muito mais espessa.

Ambos os tipos contêm probióticos e são bons para a digestão, para perder peso e para a saúde do coração.

Dado os dois são saudáveis, você deve escolher o tipo que preferir, mas sempre é melhor evitar os produtos com açúcar.