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Quais alimentos são bons para depressão?

alimentos para depressão

O que posso fazer para melhorar da depressão?

Uma dos segredos para ter uma mente saudável é escolher bem seus alimentos, afinal, somos o que comemos, assim alguns alimentos para depressão podem ajudar a reduzir os sintomas.

Uma alimentação saudável, baseada em frutas, vegetais, alimentos integrais, legumes, carnes magras, laticínios sem gordura, frango e peixes pode ajudar no tratamento da depressão.

Os alimentos mais nutritivos, além de ajudar na depressão, melhoram sua saúde mental. Embora nenhum alimento específico ou dieta possa curar a depressão, uma boa alimentação melhora sua saúde mental. Por isso comer alimentos ricos em vitaminas, carboidratos complexos, proteínas e ácidos graxos, como ômega 3 e minerais é o segredo para manter seu cérebro funcionando bem.

Alimentos para depressão

Seu corpo e seu cérebro dependem do que você bebe e come. Seu corpo precisa de minerais, várias vitaminas e nutrientes para estar saudável. Se você deixa de se alimentar bem, seu cérebro que precisa desses nutrientes vitais, não funciona bem. Isso pode aumentar os sintomas da depressão e outros problemas mentais.

Água

O nutriente mais importante para o cérebro é a água. A maior parte da sua massa cerebral é composta de água. Até uma desidratação leve causa irritabilidade, perda de concentração e piora os sintomas da depressão. Por isso é importante beber de 2 a 3 litros de água por dia.

Vitaminas e minerais para depressão

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Alimentos ricos em vitaminas e minerais

As vitaminas, de A a Z, e os minerais tem grande importância no funcionamento do seu cérebro. Principalmente as vitaminas abaixo:

Para funcionar bem seu cérebro também precisa de minerais, como os abaixo:

Carboidratos complexos

Os carboidratos também são importantes para o bom funcionamento do seu cérebro, pois ele precisa da glicose para gerar energia. A glicose vem dos carboidratos, que estimulam a produção de serotonina no cérebro.

Os principais carboidratos complexos são:

  • Frutas e vegetais
  • Alimentos integrais
  • Leguminosas

Nosso corpo transforma esses carboidratos complexos em glicose mais lentamente do que os carboidratos simples. Assim eles fornecem ao corpo um fluxo de glicose mais estável para o cérebro.

Aminoácidos

Os aminoácidos são as bases das proteínas, que são fundamentais para produzir neurotransmissores pelo cérebro. É como se fosse um mensageiro que passa os sinais entre as células nervosas.

A serotonina, por exemplo, é um neurotransmissor que é responsável para sensação de felicidade. A dopamina aumenta sua motivação. Seu corpo obtém esses aminoácidos dos alimentos.

Ácidos graxos

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Alimentos ricos em ômega 3

Os ácidos graxos também são fundamentais para a saúde do seu cérebro. Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são parte da gordura do seu cérebro. Seu corpo não produz esses nutrientes, então você precisa consumir dos alimentos.

O ideal é ter um equilíbrio igual entre os ácidos graxos ômega 3 e 6, mas a nossa alimentação tem maior quantidade de ômega 6 e pouco ômega 3.

Alimentos que melhoram a depressão

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Frutas e vegetais

Para ajudar seu cérebro a funcionar bem, coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes essenciais, incluindo:

  • Vitamina C: frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e outras frutas e vegetais
  • Vitamina D: salmão, bacalhau, camarão, ovos e leite fortificado, suco e cereais
  • Vitaminas B: carne vermelha, peixe, ovos, laticínios, alimentos integrais e vegetais de folhas verdes
  • Magnésio, selênio e zinco: nozes, sementes, alimentos integrais, vegetais verdes e peixes
  • Carboidratos complexos: pães integrais e cereais, arroz integral, quinoa, milho, legumes e vegetais ricos em amido, como batata doce, ervilha e abóbora
  • Triptofano: carne vermelha magra, aves, ovos e feijão
  • Fenilalanina: carne vermelha magra, frango, ovos, laticínios, soja e sementes
  • Ácidos graxos ômega-3: salmão, truta, atum, feijão, nozes, brócolis, couve-flor, espinafre, melão, sementes de chia e cânhamo e óleo de canola e linhaça
  • Ácidos graxos ômega-6:aves, ovos, grãos e óleos vegetais.

Alimentos que pioram a depressão

Alimentos que pioram a depressão
Café e bebidas com cafeína

Evite sempre esses alimentos que pioram a depressão:

  • Bebidas com cafeína, como chá, café e refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas
  • Doces
  • Frituras
  • Alimentos processados e produzidos industrialmente

Os alimentos processados e refinados, como trigo branco e açúcar branco, além de frituras tem muitas calorias e poucos nutrientes. São chamados de “calorias vazias”. Esses alimentos não contribuem em nada para a saúde do seu cérebro e aumenta não só os sintomas da depressão, mas também o risco de ter doenças crônicas como diabetes e colesterol alto.

Conclusão:

Fazer uma alimentação saudável é importante não só para aliviar a depressão, mas também para sua saúde física e mental.

Os alimentos que são bons para a depressão são as frutas, vegetais, alimentos integrais, leite e derivados sem gordura, carnes magras, frango e peixe. 

Mas somente os alimentos para a depressão não tem o poder de curar a doença, a pratica diária de atividades físicas, ter uma boa noite de sono e com tratamento médico e psicológico você pode aliviar os sintomas e até ficar curado da depressão.

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo e não tem a intenção de substituir a consulta médica, psicológica ou de um nutricionista. Todas as informações nesse artigo são baseadas nos estudos científicos citados abaixo.

Fontes:

 

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