O que comer para quem tem intolerância à lactose?

Quem tem intolerância a lactose deve evitar determinados alimentos como derivados de leite e outros que tem lactose escondida.

O que comer para quem tem intolerância à lactose?

O que comer quando se tem intolerância à lactose?

A dieta sem de lactose é um tipo de alimentação que elimina ou restringe os alimentos com lactose, que é um tipo de açúcar do leite. Embora a maioria das pessoas saiba que o leite e os produtos lácteos geralmente contêm lactose, existem outros alimentos que tem lactose oculta. De fato, muitos produtos de panificação, doces, misturas para bolos e frios também contêm lactose.

Este artigo analisa mais detalhadamente quais alimentos você deve comer e quais evitar em uma dieta sem lactose.

Conteúdo:

O que é lactose?

A lactose é um tipo de açúcar simples encontrado naturalmente no leite e nos derivados de leite ( laticínios ). É decomposto pela lactase, uma enzima do intestino delgado.

O que é intolerância a lactose?

Muitas pessoas não produzem lactase, assim não conseguem digerir a lactose do leite e dos laticínios. Para que tem intolerância à lactose, consumir produtos que contenham lactose pode causar efeitos colaterais adversos, como dor de estômago, inchaço e diarreia. ( 1

Quais os alimentos que não contém lactose?

O que comer para quem tem intolerância à lactose?
Frutas

Muitos alimentos não contém lactose, como por exemplo:

  • Frutas: maçãs, laranjas, uvas, pêssegos, ameixas, abacaxi, manga
  • Legumes: cebola, alho, brócolis, couve, espinafre, rúcula, couve, abobrinha, cenoura
  • Carne: carne vermelhas como: cordeiro, porco, vaca
  • Aves: frango, peru, ganso, pato
  • Frutos do mar: atum, cavala, salmão, anchovas, lagosta, sardinha…
  • Ovos: gemas e claras de ovos
  • Alimentos de soja: tofu, tempeh, natto, missô
  • Leguminosas: feijão e grão de bico
  • Grãos integrais: cevada, trigo sarraceno, quinoa, cuscuz, trigo, farro, aveia
  • Nozes: amêndoas, nozes, pistache, castanha de caju, castanha do Pará, avelãs
  • Sementes: sementes de chia, linhaça, sementes de girassol, sementes de abóbora
  • Alternativas de leite: leite sem lactose, leite de arroz, leite de amêndoa, leite de aveia, leite de coco, leite de caju, leite de cânhamo
  • Iogurtes sem lactose: iogurte de coco, iogurte com leite de amêndoa, iogurte de soja, iogurte de caju
  • Gorduras saudáveis: abacates, azeite, óleo de gergelim, óleo de coco
  • Ervas e especiarias: açafrão, orégano, alecrim, manjericão, endro, hortelã
  • Bebidas: água, chá, café, água de coco, suco

Mas, lembre-se de que produtos sem lactose feitos com leite devem ser evitados por pessoas com alergia a laticínios, pois podem conter proteínas do leite, como caseína ou soro de leite.

Quais os alimentos que tem lactose

O que comer para quem tem intolerância à lactose?
Leite e derivados

A lactose é encontrada principalmente nos produtos lácteos, incluindo iogurte, queijo e manteiga. No entanto, também é encontrado em uma variedade de outros alimentos

Quem tem intolerância a lactose pode comer o que?

Certos produtos lácteos contêm baixas quantidades de lactose e podem ser bem tolerados por muitas pessoas com intolerância à lactose.

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Por exemplo, a manteiga contém apenas pequenas quantidades e é improvável que cause sintomas em uma pessoa com intolerância à lactose, a menos que você coma muito. Agora a manteiga ghee ou clarificada quase não contém lactose.

Enquanto isso, certos tipos de iogurte contêm bactérias benéficas que podem ajudar na digestão da lactose. Outros produtos lácteos que geralmente contêm baixas quantidades de lactose são: kefir, skyr, queijos envelhecidos ou duros e creme de leite.

Aqui estão alguns alimentos que você deve evitar se tem intolerância a lactose:

  • Leite – todos os tipos de leite de vaca, leite de cabra e leite de búfala ou cabra
  • Queijo – especialmente queijos macios, queijo cremoso, queijo cottage, mussarela e ricota
  • Manteiga
  • Iogurte
  • Sorvetes à base de leite
  • Coalhada
  • Nata

Alimentos com lactose escondida

Além de estar presente nos produtos lácteos, a lactose pode ser encontrada em muitos outros alimentos industrializados.

Por isso sempre veja o rótulo do produto e confira se há laticínios, pois isso pode ajudar a identificar se um produto contém lactose.

Aqui estão alguns alimentos que podem conter lactose:

  • Misturas instantâneas de batata
  • Molhos, sopas e molhos à base de creme ou de queijo
  • Pão, bolos, bolachas e biscoitos
  • Assados ​​e sobremesas
  • Creme de legumes
  • Balas, incluindo chocolates e doces confeitados
  • Cereais do café da manhã, como sucrilhos 
  • Carnes processadas, salsicha, bacon, salsicha, linguiça e frios
  • Café instantâneo
  • Molhos prontos para salada
  • Batatas fritas e salgadinhos como cheetos, ruffles e pringles

Conclusão:

A lactose é um tipo de açúcar do leite encontrado em uma variedade de alimentos, incluindo laticínios e muitos alimentos processados ​​ou industrializados, como sopas, molhos e cereais matinais.

Felizmente, muitos alimentos podem fazer parte uma dieta sem lactose, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e proteínas.

Além disso, verificar o rótulo dos alimentos é uma estratégia simples para determinar se um produto contém lactose ou não.