Jejum Intermitente como Fazer e Benefícios

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Como fazer Jejum intermitente

O jejum intermitente ficou conhecido quando artistas como Deborah Secco e Beyoncé fizeram e divulgaram com um método natural para emagrecer. Assim sendo, este artigo irá ensinar como fazer o jejum intermitente e assim também, seus benefícios.

O que é jejum intermitente?

O que é jejum intermitente?
O que é jejum intermitente?

Fazer o  jejum intermitente significa jejuar em períodos.

Os períodos de tempo deste jejum podem variar. Mas geralmente envolve um período de 48 horas, isto é, a pessoa jejua por 24 horas e, em seguida, prossegue com uma dieta normal no dia seguinte.

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Jejum intermitente emagrece?

Jejum intermitente emagrece?
Jejum intermitente emagrece?

O jejum intermitente leva a restrição calórica e, assim, traz resultados e emagrece.

Isso é semelhante a uma limpeza e desintoxicação da rotina corporal.

Portanto, não é realmente um jejum completo, mas sim, é dar ao seu corpo uma ruptura e, assim, permitir respostas naturais do sistema.

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Jejum intermitente passo a passo

O jejum intermitente de 48 horas é feito uma vez por semana.

Durante o jejum, não se pode comer qualquer alimento. Água pode, durante todo o dia.

De fato,  pode parecer um pouco extremo e bastante impossível de fazer, mas não é.

Várias culturas em todo o mundo usam a teoria do jejum de vez em quando para a desintoxicação, para limpar o corpo e descansar os diferentes órgãos e funções do corpo como:fígado, sistema digestivo.

Algumas pessoas  preferem alguns protocolos para fazer o jejum intermitente,o mais comum é fazer uma refeição por dia e, no dia seguinte não comer nada.

Outros protocolos sugerem apenas frutas. Mas estas são apenas algumas alternativas de fazer o jejum intermitente.

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Jejum intermitente 48hs

Originalmente, o protocolo de jejum intermitente envolve a regra de 48 horas.

Então, para fazer, escolha um dia que é menos extenuante em termos de atividades, como um dia de domingo, que você possa ficar em casa.

Jante mais cedo na noite anterior, na manhã seguinte fique sem o café da manhã, em seguida, sem almoço e, jantar também.

No próximo dia faça suas refeições normais, mas sem nada picante ou oleoso.

O interessante dos resultados após o jejum intermitente é que, após o período de 24 horas de jejum, quando as pessoas comem novamente, elas tendem a comer mais do que o normal. Naturalmente para compensar as calorias perdidas, mas,  ainda assim não engordam.

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Jejum intermitente Benefícios

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  • As doenças cardíacas e a diabetes também são prevenidas.
  • Quando o corpo está sem alimento, ele fica mais sensível à insulina e que ajuda na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue no corpo.
  • Ele desintoxica o corpo completamente e ajuda a limpar o sistema de toxinas.
  • O jejum intermitente e musculação estão ligados. Pessoas que seguem os programas jejum intermitente têm demonstrado sucesso no ganho de massa muscular.
  • Ele ajuda na redução da pressão arterial, risco de doenças coronárias e problemas hepáticos.
  • Ele ajuda a melhorar os poderes cognitivos.
  • A saúde geral de uma pessoa melhora.
  • Fornece mais energia.

O jejum intermitente está sendo adotado por mais e mais pessoas, principalmente para emagrecer. Mas, como vimos, seus efeitos são mais abrangentes do que apenas isso.

Ele leva a uma mudança no estilo de vida e promove a saúde geral e bem-estar.

Quando você fizer isso uma parte de sua vida, você verá os efeitos positivos imediatamente.

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Jejum intermitente funciona?

Jejum intermitente funciona?
Jejum intermitente funciona?

Pesquisa revela que o Jejum Intermitente não emagrece mais que outras dietas.

O estudo

Pesquisadores da Universidade de Illinois, EUA, que, por seis meses,  analisou 100 pessoas com excesso de peso, dos quais 86% fizeram três dietas diferentes: dieta normal, contagem de calorias diárias e jejum intermitente.

Para efeito de comparação, os voluntários comeram normalmente durante o primeiro mês de estudo.

E depois de fazer a dieta, o grupo restrição calórica consumiram 75% de sua ingestão calórica diária habitual, enquanto o grupo livre não mostrou mudanças significativas na dieta do jejum intermitente.

No entanto, os participantes consumiram 25% da sua ingestão calórica nos dias de jejum, e 125% nos dias de folga.

Resultados

Os resultados mostraram que, em comparação com aqueles que não mudaram seus hábitos alimentares, aqueles em, restrição calórica, e essas dietas de jejum intermitentes tiveram a mesma perda de peso após seis meses de observação.

No final do estudo, os voluntários foram respectivamente 5,3% e 6% mais leves do que aqueles que não seguem dietas. Tendo em conta as diferenças de fatores tais como o sexo e a etnia. Portanto, a perda de peso foi aproximadamente a mesmo entre os participantes.

Além disso, os dados observados demonstraram que existe uma grande dificuldade em aderir a dieta do jejum intermitente.

Os participantes que seguiram a dieta comeram mais calorias do que o esperado. “Nós pensamos que seria mais fácil seguir o jejum em dias alternados, porque você pode comer a vontade naquele dia, onde você não tem que controlar-se.

Espera-se que aqueles no grupo de restrição calórica” ​​evitem as regras “muito mais”, disse Krista Varady, co-autor da pesquisa. “Descobrimos que cerca de metade dos membros do jejum, a cada dois dias lutou muito para segui-la.”

Limitações

Apesar dos resultados, os autores admitem que a pesquisa tem algumas limitações.

O grupo de análise foi pequeno, apenas 69% dos participantes completaram o estudo até ao fim. De acordo com Krista, os voluntários de outras cidades poderiam ter continuado o jejum de forma melhor.

Apesar disso, Michelle Harvie, especialista em dietas do Hospital da Universidade de Southampton, no Reino Unido, acredita que o estudo tem sua importância porque a capacidade das pessoas para participar e seguir os parâmetros é um aspecto crucial de uma dieta.

No entanto, o estudo observou apenas um tipo de dieta de jejum intermitente e os resultados podem não ser os mesmos.

Conclusão:

Por fim, a dieta do jejum intermitente não é recomendada para todos, mas com a ajuda de um profissional, para alguns, pode dar resultados.

“Algumas pessoas são melhor adaptadas ao jejum em dias alternados, enquanto que algumas pessoas muito melhor em manter a restrição calórica,” disse Cristiano. ”

Assim sendo, as pessoas precisam descobrir qual dieta é a melhor para elas.”

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