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Jejum de 24 h uma vez por semana pode reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas

jejum intermitente de 24 horas

Um pequeno estudo descobriu que o jejum intermitente de 24 horas teve efeitos positivos na redução de doenças cardiovasculares e risco de diabetes.

estudo , publicado no European Heart Journal Open, acompanhou 67 participantes por 6 meses. Cada participante apresentava pelo menos um sintoma de síndrome metabólica, como obesidade, ou diabetes tipo 2.

Nenhum estava tomando medicamentos para diabetes ou estatinas. Todos tinham níveis elevados de colesterol LDL (mau).

O pequeno estudo descobriu que o jejum de 24 horas reduziu a resistência à insulina e os escores da síndrome metabólica nos participantes do estudo.

Os participantes do estudo tinham entre 21 e 70 anos. Eles foram instruídos a jejuar duas vezes por semana por 24 horas, durante as primeiras 4 semanas do estudo e, a seguir, apenas uma vez por semana nas próximas 22 semanas.

Um grupo de controle foi autorizado a comer quando e o que quisesse durante o período de estudo.

Os resultados sugerem que o jejum intermitente, conforme praticado neste estudo, não melhorou os níveis de colesterol, mas melhorou significativamente os marcadores de resistência à insulina e síndrome metabólica.

Os pesquisadores também descobriram que o grupo em jejum aumentou os níveis de uma substância chamada galectina-3.

Ryan Barry , Médico, cardiologista do Staten Island University Hospital em Nova York, disse que a galectina-3 é uma proteína-chave para o corpo e que desempenha um papel importante em muitos processos celulares.

Benjamin Horne, PhD, principal investigador do estudo, disse que a galectina-3 está associada a respostas inflamatórias, e níveis mais altos reduzir os riscos à saúde.

“Ao encontrar níveis mais elevados de galectina-3 em pacientes que jejuaram, esses resultados fornecem um mecanismo interessante potencialmente envolvido em ajudar a reduzir o risco de insuficiência cardíaca e diabetes”, disse ele em um comunicado .

Pode reduzir a resistência à insulina

Outro recente pesquisa também descobriu que o jejum intermitente de 24 horas, não é apenas eficaz na redução do peso corporal e dos níveis de glicose no sangue, mas também na redução da resistência à insulina.

“A insulina é essencialmente a ‘chave’ para abrir a porta para permitir que a glicose (açúcar) entre em nossas células, onde a glicose é usada para produzir energia”, disse Barry.

Quando o corpo se torna resistente à insulina, a glicose não consegue entrar na célula e permanece no sangue, explicou.

“O pâncreas, que produz insulina, tentará produzir mais insulina para tirar a glicose do sangue e colocá-la nas células”, disse Barry. “Eventualmente, nosso pâncreas não consegue acompanhar o aumento da produção de insulina e os níveis de glicose no sangue continuam a aumentar”.

Barry alertou que isso pode levar à inflamação e diabetes, condições que afetam muitas partes do corpo e estão associadas ao aumento do acúmulo de placas de colesterol e ao risco de doença arterial coronariana.

Jejum intermitente de 24 horas

De acordo com Minisha Sood , Médica, endocrinologista do Lenox Hill Hospital em Nova York, um jejum de 12 a 13 horas é o que nossos corpos são projetados para fazer para que o fígado possa se limpar.

“Observar quantas horas durante o dia consome calorias, se for mais do que 12 ou 11 horas, esse tempo precisa ser encurtado”, disse ela.

Isso não é jejum intermitente ou mesmo alimentação restrita por tempo. É um período natural de tempo, como entre o jantar e o café da manhã, quando as pessoas não estão comendo.

Sood também explicou que comer gorduras mais saudáveis, menos açúcares refinados e muito pouco, ou nenhum, alimentos processados ​​- além de permitir que nosso corpo descanse, se repare e se restaure durante a noite – são maneiras além do jejum intermitente de manter um metabolismo saudável e reduzir o risco de doenças.

“Menos alimentos processados ​​e menor ingestão de açúcares refinados também ajudam a manter a carga baixa em nosso corpo para a produção de insulina”, disse Sood.

Sood explicou que o jejum intermitente não deve ser confundido com alimentação restrita ao tempo.

“O jejum intermitente é tecnicamente um jejum de 24 horas ou mais”, disse ela. “E eu só quero fazer a distinção entre isso e alimentação com restrição de tempo ou alimentação com restrição de tempo, que são jejuns que duram menos de 24 horas.”

Ela confirmou que existem efeitos colaterais associados ao jejum de 24 horas. Eles podem incluir tontura, pressão arterial baixa, anormalidades eletrolíticas e baixo nível de açúcar no sangue, especialmente se alguém estiver tomando medicamentos para diabetes (reduzir a glicose) ou a pressão arterial.

“Mas para comer com restrição de tempo, que em termos leigos às vezes é chamado de jejum intermitente quando na verdade não é, há menos efeitos colaterais ou riscos porque o jejum é um pouco menor”, ​​explicou ela.

Conclusão:

Uma nova pesquisa descobriu que o jejum de 24 horas uma ou duas vezes por semana está associado à melhora da saúde metabólica.

Especialistas dizem que o corpo foi projetado para precisar de uma pausa na alimentação para descansar e se recuperar. Reduzir a quantidade de tempo que comemos durante o dia ajuda nesse processo.

Eles também dizem que a redução da ingestão de açúcar refinado e alimentos processados ​​pode ajudar a manter nossa saúde metabólica para reduzir o risco de doenças.