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Garcinia Cambogia Emagrece Mesmo?

Benefícios da Garcinia Cambogia

O que é garcinia cambogia?

A garcinia cambogia (GC) é uma pequena fruta em forma de abóbora que cresce no Sudeste Asiático e na Índia. O principal ingrediente ativo encontrado na casca da garcinia cambogia é o ácido hidroxicítrico (HCA). Algumas pesquisas mostram que pode emagrecer.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A maioria das pessoas compra esse suplemento devido ao potencial de emagrecimento. Que pode oferecer sem esforço, rápida perda de peso sem a necessidade de alterar a dieta ou prática de exercícios.

Não é um novo produto; na verdade, tem sido consumido na Ásia por muitos anos. Embora, não com a finalidade de perder peso.

O suplemento ganhou popularidade nos EUA há alguns anos. Isso depois de aparecer na mídia e em programas de TV . Em seguida as vendas dispararam.

Mais e mais pessoas estão comprando o chamado “Milagroso Remédio para emagrecer ” na esperança de perder gordura visceral do corpo e da barriga.

Mas, como a maioria dos outros suplementos para emagrecer, pílulas e produtos, os estudos sobre os efeitos e eficácia do produto são duvidosos.

Embora haja alguma evidência de que a HCA possa ajudar a emagrecer, mesmo sem exercícios ou dieta, também há efeitos colaterais. Por exemplo: danos ou problemas no fígado, ansiedade, fadiga , tonturas e problemas digestivos.

Lembre-se de que apenas porque GC é natural, isso não significa que é segura.

Possíveis benefícios

As avaliações da Garcinia cambogia, e dos resultados de pesquisa e testemunhos de usuários foram misturados para dizer, no mínimo.

De longe, o benefício mais bem divulgado do uso de garcinia cambogia é a sua capacidade de emagrecer.

Outras afirmações que são feitas sobre os efeitos da garcínia cambogia são:

  • Perda de apetite ou menor desejo de comer do que de costume
  • Redução da vontade de comer alimentos não saudáveis, como açúcar e doces
  • Melhora do humor  (incluindo sentir-se mais feliz, mais enérgico e menos cansado)
  • Aumento de energia e concentração
  • Níveis normais de glicose no sangue
  • Dores nas articulações reduzidas
  • Níveis de colesterol melhorados
  • Desejo mais forte de ser fisicamente ativo

Agora a maioria dos benefícios acima não foram confirmadas por estudos científicos, no entanto, alguns sim.

Vamos rever os benefícios da garcinia cambogia que realmente tem algum mérito e parece ser eficaz de alguma forma.

Alguns estudos descobriram que a garcínia cambogia pode, de fato, ajudar a emagrecer e queimar gordura. Além de alguns dos outros problemas de saúde mencionados acima.

Embora sua eficácia raramente seja forte ou consistente. Por exemplo, a pesquisa sugere que o HCA funciona bloqueando uma determinada enzima chamada adenosina trifosfato-citrato-liase, o que contribui para a formação de células de gordura.

Estudos NÃO comprovam que a garcinia cambogia emagrece

Garcínia Cambogia funciona?
Estudo não comprovam a eficácia do suplemento

Da mesma forma, os estudos que comparam os efeitos do GC a dieta, descobriram que ela poderia aumentar a perda de peso somente de um a dois quilos em média.

Essas descobertas são exatamente o que os pesquisadores publicaram no Journal of Obesity em 2011. Quando compararam as pessoas que usaram o extrato de garcínia cambogia com aqueles que não o fizeram. Então,  a diferença de peso era muito pequena (em média, apenas cerca de duas libras – 900g).

Além disso, nem sequer foi possível concluir que o GC era diretamente responsável pelos quilos perdidos.

A metanálise analisou os resultados de 12 trilhas diferentes envolvendo GC e revelou uma pequena diferença estatisticamente significativa na perda de peso. Assim, favorecendo a garcinia cambogia, contendo HCA, ligeiramente sobre o uso do placebo.

No entanto, a análise também descobriu que alguns estudos mostraram efeitos colaterais digestivos. E foram duas vezes mais comuns em grupos HCA em comparação com placebo.

Os resultados de vários estudos de perda de peso envolvendo GC foram muito mistos.

Um estudo na meta-análise relatou uma diminuição significativa na massa de gordura no grupo HCA em comparação com o placebo.

Dois estudos relataram uma diminuição significativa na gordura visceral / gordura subcutânea / áreas de gordura total no grupo HCA em comparação com o placebo.

Em contrapartida, dois outros estudos não encontrou diferença significativa entre HCA e o placebo.

Finalmente,  estudo publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que o GC utilizado por 12 semanas (dose de 1.500 miligramas) “não conseguiu produzir perda significativa de peso e perda de massa gorda além do observado com placebo”.

Conclusão da meta-análise em relação a garcínia cambogia?

Os pesquisadores resumiram suas descobertas afirmando que “a magnitude dos efeitos é pequena e a relevância clínica é incerta.

Os ensaios futuros devem ser mais rigorosos e melhor reportados.

A conclusão é que se você quer perder peso, certamente esse suplemento não funciona, de acordo com estudos experimentais e controlados.

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Conclusão:

A Garcinia cambogia ainda precisa de mais estudos para comprovar a incidência de HCA. No entanto, além da GC, o HCA também pode ser encontrado no chá de hibisco.

Como a maioria dos estudos investigou os efeitos do GC tomado por cerca de oito semanas, os pesquisadores acreditam que este é, em última instância, “um tempo muito curto para avaliar os efeitos da HCA no peso corporal”.

Para estar seguro, evite comprar “fórmulas” ou “misturas de suplementos” da garcinia cambogia. O que pode deixar de informar todos os outros ingredientes incluídos ou níveis precisos de HCA.

Muitas fórmulas próprias são feitas por fabricantes que utilizam apenas uma fração do ingrediente ativo ou dose padrão para reduzir os custos.

Leia sempre os rótulos e procure as palavras “extrato puro de garcinia cambogia” e ” extrato de ácido hidroxicítrico (ou HCA)” (isso deve ser em torno de 50% a 60% do produto).

Finalmente, se você comprar uma mistura e ver um ingrediente listado sem uma quantia, pode ser um alerta, que você não sabe o que está recebendo.

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