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Fenilalanina: benefícios, efeitos colaterais e alimentos

Fenilalanina: benefícios, efeitos colaterais e fontes alimentares

O que é fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos.

Ele existe em duas formas – L-fenilalanina e D-fenilalanina. Eles são quase idênticos, mas têm estruturas moleculares ligeiramente diferentes ( 1 , 2 ).

Como seu corpo é incapaz de produzir L-fenilalanina suficiente por conta própria, ela é considerada um aminoácido essencial, o que significa que você precisa obtê-lo por meio de sua dieta. Boas fontes incluem alimentos ricos em proteínas, como ovos, laticínios, carne e produtos de soja (3Fonte 4Fonte )

Seu corpo usa L-fenilalanina para fazer proteínas e outras moléculas importantes. Também tem sido estudado como um tratamento para várias condições médicas, incluindo doenças de pele e depressão ( 2 ).

No entanto, pode ser perigoso para pessoas com o distúrbio genético fenilcetonúria (PKU), que prejudica a capacidade do corpo de metabolizar a fenilalanina ( 5 ).

Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre a fenilalanina, incluindo seus benefícios, efeitos colaterais e fontes alimentares.

Importante para muitas funções corporais

Seu corpo precisa de fenilalanina e outros aminoácidos para produzir proteínas, que são encontradas em seu cérebro, sangue, músculos, órgãos internos e virtualmente em todas as outras partes do corpo.

A fenilalanina também é crucial para a produção de outras moléculas, incluindo ( 2 ):

  • Tirosina. Este aminoácido é produzido diretamente da fenilalanina. Seu corpo o usa para fazer novas proteínas ou converte-o em outras moléculas como a epinefrina ( 6 ).
  • Epinefrina e norepinefrina. Quando você passa por situações estressantes, essas moléculas são vitais para a resposta de luta ou fuga do seu corpo (7Fonte )
  • Dopamina. Este neurotransmissor é uma parte importante do centro de recompensa do seu cérebro e está envolvido no controle motor, memória e aprendizagem (8Fonte )

A disfunção dessas moléculas pode causar efeitos negativos à saúde, como depressão (9Fonte 10Fonte )

Na verdade, uma vez que seu corpo usa fenilalanina para fazer essas moléculas, ela foi estudada por sua ligação com os principais transtornos depressivos (11Fonte 12Fonte )

RESUMO

Seu corpo pode converter fenilalanina no aminoácido tirosina, que é então usada para produzir outras moléculas importantes. Essas moléculas estão envolvidas em vários aspectos da saúde, incluindo seu humor, função cerebral e respostas ao estresse.

Benefícios da fenilalanina

Vários estudos examinaram como a fenilalanina pode beneficiar o tratamento de certas condições médicas.

Algumas pesquisas indicam que tomar suplementos de fenilalanina junto com o tratamento de luz ultravioleta (UV) pode melhorar a pigmentação da pele em indivíduos com vitiligo, uma condição da pele que causa perda de pigmento da pele (13Fonte 14Fonte 15Fonte )

A fenilalanina também pode ser usada para produzir dopamina , uma molécula que desempenha um papel fundamental na saúde mental e na depressão ( 2 ,10Fonte )

Em um estudo pequeno e antigo de 1977, incluindo 12 pessoas com depressão, dois terços dos participantes experimentaram melhora dos sintomas após tomar uma mistura das formas D e L do aminoácido ( 16 ).

Estudos mais recentes também descobriram que níveis baixos de fenilalanina podem estar ligados ao transtorno depressivo maior (11Fonte 12Fonte )

Por outro lado, outras pesquisas mais antigas não mostram benefícios claros. Em última análise, como há poucas pesquisas recentes disponíveis sobre os efeitos da fenilalanina na depressão, são necessários mais estudos de alta qualidade (17Fonte 18Fonte 19Fonte )

Além de vitiligo e depressão, a fenilalanina foi estudada para efeitos potenciais em:

  • Dor. Alguns estudos mais antigos descobriram que a D-fenilalanina pode aliviar a dor, mas no geral, a pesquisa revelou resultados mistos ( 1 ,20Fonte 21Fonte 22Fonte )
  • Abstinência alcoólica. De acordo com um estudo de 2011, o uso de um suplemento que continha D-fenilalanina junto com outros aminoácidos pode ajudar a aliviar os sintomas de abstinência do álcool (23Fonte )
  • Mal de Parkinson. Um estudo mais antigo sugere que a fenilalanina pode apoiar o tratamento da doença de Parkinson, mas são necessárias mais pesquisas. Embora inconclusiva, a tirosina também foi estudada por seus efeitos na função cerebral e na doença de Parkinson (24Fonte 25Fonte 26Fonte )
  • TDAH. Atualmente, a pesquisa não indica que este aminoácido tenha quaisquer benefícios para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (27Fonte )
RESUMO

A fenilalanina pode melhorar o vitiligo, distúrbio cutâneo, quando combinada com o tratamento UV. No momento, os estudos não apoiam o uso desse aminoácido para tratar outras doenças

Perigos e efeitos colaterais

A fenilalanina é encontrada em muitos alimentos que contêm proteínas e é geralmente reconhecida como segura pela Food and Drug Administration (FDA) ( 28 ).

A quantidade encontrada naturalmente nos alimentos provavelmente não representa um risco para indivíduos saudáveis. Além do mais, poucos ou nenhum efeito colateral são geralmente observados em doses de suplemento de até 12 gramas por dia ( 2 ,Fonte 15Fonte 29Fonte )

No entanto, é melhor usar fenilalanina apenas conforme as instruções e verificar com seu médico antes de adicionar qualquer suplemento à sua rotina.

Pessoas que tomam medicamentos para esquizofrenia devem evitar o uso de fenilalanina, pois ela pode piorar os sintomas da discinesia tardia, uma condição caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos (30Fonte Fonte 31Fonte )

Mulheres grávidas ou amamentando também devem evitar tomar suplementos de fenilalanina, pois as pesquisas sobre sua segurança e efeitos potenciais a longo prazo são limitadas.

Além disso, aqueles com fenilcetonúria (PKU) devem monitorar sua ingestão do aminoácido cuidadosamente. Este distúrbio prejudica a capacidade do corpo de metabolizar a fenilalanina, o que pode levar a níveis elevados no sangue (32Fonte )

Concentrações perigosamente altas de fenilalanina no sangue podem causar danos cerebrais graves, crescimento retardado, deficiência intelectual e problemas com o transporte de outros aminoácidos para o cérebro ( 5 ,33Fonte 34Fonte )

A PKU também está associada a vários outros distúrbios, incluindo epilepsia, reflexos hiperativos e problemas neurológicos como tiques ou tremores. Devido à gravidade desta doença, os recém-nascidos geralmente são testados para ele logo após o nascimento (35Fonte )

Indivíduos com PKU são colocados em uma dieta especial de baixa proteína para limitar sua ingestão de fenilalanina, que geralmente é mantida por toda a vida ( 5 ).

RESUMO

Para adultos saudáveis, a fenilalanina é considerada segura nas quantidades encontradas naturalmente nos alimentos. No entanto, os indivíduos com fenilcetonúria (PKU) não podem metabolizá-lo e devem minimizar sua ingestão para prevenir efeitos adversos à saúde.

Alimentos ricos em fenilalanina

Muitos alimentos vegetais e animais ricos em proteínas contêm fenilalanina, incluindo carne, peixe, aves e legumes.

Também é encontrado no aspartame, um adoçante artificial que costuma ser adicionado a refrigerantes diet e muitos alimentos sem açúcar (36Fonte )

Aqui estão algumas das principais fontes alimentares de fenilalanina (4Fonte ):

  • Carne: boi, porco, cordeiro, veado
  • Aves: frango, peru, pato, ganso
  • Frutos do mar: salmão, truta, atum, cavala, camarão, lagosta
  • Ovos: ovos inteiros, claras de ovo
  • Laticínios: leite, queijo, iogurte
  • Nozes: amêndoas, pistache, nozes macadâmia, castanha de caju, nozes
  • Sementes: sementes de abóbora, sementes de abóbora, sementes de cânhamo, sementes de girassol
  • Manteigas de nozes: manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, manteiga de caju
  • Leguminosas: lentilhas, grão de bico, feijão preto, feijão vermelho
  • Grãos integrais: quinoa, aveia, centeio, cevada, trigo
  • Produtos de soja : soja, tofu, tempeh, edamame, suplementos proteicos
  • Produtos dietéticos : refrigerante diet e sorvete sem açúcar, chicletes, balas e iogurtes com sabores feitos com aspartame

Geralmente, você não precisa selecionar alimentos com base em seu conteúdo de fenilalanina. Em vez disso, comer uma variedade de alimentos ricos em proteínas ao longo do dia fornecerá toda a fenilalanina de que você precisa, junto com outros aminoácidos e nutrientes essenciais .

RESUMO

Muitos alimentos, incluindo produtos de soja, ovos, frutos do mar e carnes, contêm fenilalanina. Comer uma variedade de alimentos ricos em proteínas ao longo do dia fornecerá os aminoácidos de que seu corpo precisa, incluindo fenilalanina.

Conclusão:

A fenilalanina é um aminoácido essencial encontrado em alimentos vegetais e animais .

Pode ser benéfico para o vitiligo, doença de pele, mas as pesquisas sobre seus efeitos na depressão, na dor e em outras condições são limitadas.

Embora seja geralmente considerado seguro para indivíduos saudáveis, é importante que aqueles com fenilcetonúria (PKU) mantenham a ingestão baixa para evitar efeitos colaterais potencialmente perigosos.

Se você notar quaisquer efeitos colaterais negativos após tomar um suplemento de fenilalanina ou comer alimentos ricos em proteínas, converse com seu médico.

Eles podem testar seus níveis de aminoácidos no sangue e ajudar a determinar o melhor tratamento para você.

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