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Diabético pode Tomar Suco de Uva Integral

diabético pode tomar suco de uva integral

Existem vários tipos de suco de uva. Eles diferem no conteúdo nutricional e de quais uvas são feitas. Mas quem é diabético pode tomar suco de uva integral ou não? É o que veremos nesse artigo.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O suco de uva roxa é a variedade comercial mais comum. Tem uma cor escura e geralmente é feito de uvas Concord. Mas você também pode comprar suco de uva branca, que é feito de uvas verdes e possui um sabor um pouco mais doce.

Alguns sucos de uva são rotulados como 100% integral. O que significa que os ingredientes são extraídos da fruta. ( 2 ).

Outros tipos são vendidos como suco integral. Isso significa que a maior parte da água é removida. Assim o produto é mais concentrado ( 2 ).

O suco de uva pode ser adoçado ou não. O suco de uva adoçado contém glicose, como xarope de milho, que é rico em frutose . Essa informação você encontra no rótulo dos ingredientes do produto.

Embora o suco de uva seja rico em carboidratos e frutose, também é uma boa fonte de vários nutrientes, incluindo vitamina C e manganês. (3)

Além disso, o suco de uva contém vários flavonoides e polifenóis. Estes são compostos vegetais que atuam como antioxidantes para te proteger contra o estresse oxidativo e a inflamação.(6).

Afinal diabético pode tomar suco de uva ou não?

O suco de uva contém uma grande quantidade de açúcar natural. Mesmo as marcas sem açúcar contêm 36 gramas em cada xícara (237 mL) (3).

Comparado com as frutas inteiras, o suco de frutas também tem menos fibras . A fibra retarda a absorção de glicose e estabilizar a glicemia. (17,18).

Além disso, várias marcas e tipos também são adoçados com grandes quantidades de açúcar. Estudos mostram que o consumo de bebidas com açúcar não só aumenta o risco de diabetes tipo 2 mas também prejudica o controle do diabetes. (19,20,21).

Dito isto, as variedades sem açúcar podem não ter os mesmos efeitos. Alguns estudos mostram que beber suco de uva 100% integral não aumenta a glicose ou o risco de diabetes tipo 2. (22,23).

Pode engordar

O suco de uva é pobre em fibras, o que significa que não aumenta a sensação de saciedade da mesma forma que as frutas inteiras (3,24).

Estudos mostram que as bebidas são menos saciantes do que os alimentos sólidos. Então, você sente mais fome depois de beber um copo de suco de uva em comparação com comer uvas inteiras (2526 ).

Bebidas açucaradas, como suco de uva de caixinha, também são associadas a um maior risco de ganho de peso, sobrepeso e obesidade, não só entre crianças mas também em adultos.(27,28,29,30).

Além disso, algumas marcas de suco de uva adoçados são calorias vazias e podem contribuir para o ganho de peso se consumidos em grandes quantidades e se você não fizer outros ajustes em sua dieta (31).

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Conclusão:

O suco de uva é uma boa fonte de vários nutrientes importantes, incluindo vitamina C, manganês e antioxidantes.

Também tem vários benefícios para a sua saúde. Por exemplo, é bom para a saúde do coração, aumenta a imunidade mas também a saúde digestiva.

No entanto, também é rico em açúcar e tem menos fibras do que as frutas inteiras. Pode aumentar a glicose ou contribuir para o ganho de peso, principalmente se você tomar em grandes quantidades.

Portanto, é melhor tomar com moderação e escolher o suco sem açúcar, 100% de suco de uva integral sempre que possível.

Escolha comer frutas inteiras para aumentar sua ingestão de fibras e aproveitar os benefícios que o suco de uva integral têm para o diabético.

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