Diabético pode Comer Jaca?

A jaca tem vários benefícios para a saúde, IG e CG médio, proteínas e vitaminas C e B6, mas também carboidratos. O diabético pode comer jaca, mas com moderação.

diabético pode comer jaca

Quem tem diabetes pode comer jaca?

A jaca é uma uma fruta exótica e rara em alguns países, é originária do sul da Índia, mas, atualmente é consumida em todo o mundo, principalmente como substituto do frango.

A jaca é uma fruta grande e pode pesar até até 20 kg . A polpa da jaca é levemente doce e tem a textura que se parece com carne desfiada, motivo pelo qual é muito usada como alternativa a carne por vegetarianos e veganos.

No entanto, a jaca afeta a glicose no sangue, portanto,os diabéticos devem ter cautela antes de comer jaca.

Este artigo analisa a tabela nutricional da jaca, como ela afeta a glicose no sangue e se o diabético pode comer jaca. Leia mais…

Informação nutricional da jaca

A jaca é uma fruta rica em vitaminas e antioxidantes, mas também contém uma grande quantidade de açúcar natural.

Um copo (150 gramas) de gomos de jaca contém:

Calorias: 143
Gordura: 1 grama
Proteína: 3 gramas
Carboidratos: 35 gramas
Fibra: 2 gramas
Vitamina B6: 29% do valor diário (DV)
Vitamina C: 23% da DV

A jaca é uma excelente fonte de vitamina B6 e vitamina C.

Esses nutrientes desempenham papéis vitais na produção de energia e aumentam a imunidade. Além disso podem ajudar a prevenir a inflamação crônica , que causam doenças cronicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Em termos de macronutrientes, a jaca é composta principalmente carboidratos. Esses carboidratos estão na forma de açúcares naturais, que aumentam a glicose no sangue.

Pode ajudar a controlar o diabetes

A jaca possui um índice glicêmico médio (IG) de 50 a 60 em uma escala de 0 a 100.

O IG é uma medida da velocidade com que um alimento aumenta a glicose no sangue. A glicose – ou açúcar puro – tem um IG de 100 e causa o aumento muito rápido do açúcar no sangue. Para exemplificar, o pão branco tem um IG de 75.

A jaca contém proteínas e fibras, que contribuem para baixar o IG da jaca, pois retarda a digestão e assim evita que a glicose no sangue suba rapidamente.

A jaca também possui uma carga glicêmica média (CG). O CG leva em consideração o número de carboidratos em uma porção de alimentos, bem como seu IG.

Advertisement

Como tal, é uma maneira mais precisa de avaliar o efeito de um alimento no açúcar no sangue. Um alimento com CG de 0 a 10 é considerado baixo, enquanto o jaca tem uma CG moderada, de 13 a 18. Um alimento com CG de 20 ou mais é considerado alto .

Além disso, a jaca é rica em antioxidantes flavonóides, compostos que reduzem o risco de doenças crônicas a longo prazo.

Em alguns estudos, o extrato de jaca diminuiu a glicose no sangue. No entanto, a maior parte desta pesquisa foi realizada em animais e usou extratos de folhas e caules da jaca. Mais pesquisas em humanos são necessárias para entender completamente como a jaca afeta a glicose no sangue.

Ainda assim, outros nutrientes e compostos da jaca podem afetar os níveis de açúcar no sangue de maneira mais positiva.

Diabético pode comer jaca, mas com moderação

Se você tem diabetes, pode comer jaca, mas, sempre com moderação.

Ainda assim, como a jaca é pobre em fibras e rica em carboidratos, isso então  aumentará o açúcar no sangue. Por isso é importante medir o tamanho da porção. Por exemplo: 1/2 xícara (75 gramas) tem 18 gramas de carboidratos.

A jaca tem um IG médio, isso significa que não aumentará rapidamente o açúcar no sangue, em comparação com outras frutas com IG mais elevados. Ela também contém antioxidantes que podem ajudar a controlar o diabetes.

No entanto, para os diabéticos veganos ou vegetarianos, comer feijão alguns legumes ricos em proteínas, podem ser um substituto para a carne muito melhor. Leguminosas, como grão de bico, lentilha e feijão, geralmente têm um IG de 20 a 30 e contêm mais fibras e proteínas do que a jaca.

Programa Diabetes Controlada Dr. Rocha
Programa Diabetes Controlada Dr. Rocha

Conclusão:

A jaca é uma fruta deliciosa e pode ser usada em receitas doces e salgadas, é muito usada como alternativa à carne.

Embora aumente o açúcar no sangue, possui um IG e CG moderados. Além disso, os antioxidantes da jaca podem ajudar no controle da diabetes a longo prazo.

Ainda assim, as leguminosas podem ser um substituto melhor da carne para veganos e vegetarianos diabéticos, pois apresentam um IG mais baixo do que a jaca.

No entanto, a jaca é uma fruta muito saudável que o diabético pode comer, mas com moderação.

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/174687/nutrients