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Diabético pode Comer Batata Doce?

diabético pode comer batata doce

Quem é diabético pode comer batata doce?

Se você é diabético, pode então estar em dúvida se pode comer batata doce ou não. A resposta é sim… Ou mais ou menos.

A batata-doce é sem dúvida um dos vegetais tropicais mais nutritivos do mundo. Mas só porque a batata doce é rica em nutrientes não significa que seja um bom alimento para diabéticos.

Embora o diabético não está proibido de comer batata doce, é importante saber a quantidade, o tipo, a preparação, os tempero e os acompanhamentos.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Adicionar em torno de 3 a 5 gramas de gordura ajuda a absorver mais betacaroteno da batata doce. Dessa forma colocar uma colher de sopa de azeite virgem ou óleo de coco (3,5 g de gordura) na batata doce assada, aumenta seu valor nutricional.

A canela em pó reduz em até 30% o índice glicêmico (IG) dos alimentos. Sendo assim coloque uma colher de chá de canela em pó na batata doce. Isso evita picos de glicose. E dessa forma o diabético pode comer batata doce com menores prejuízos.

Mas existem mais de 400 variedades de batata doce no mundo. Mas algumas são melhores para os diabéticos do que outras.

Informações nutricionais da batata doce

Vários tipos de batata doce contêm quantidades semelhantes de nutrientes.

Informação Nutricional por 100g

Nutrientes

Batata-doce cozida

Batata-doce crua

Energia (Kcal)77118
Lipídios(g)00
Proteína(g)0,61,3
Carboidratos2020
CHO (g)18,428,2
Fibras(g)2,22,6
Cálcio(mg)1721
Magnésio(mg)1117
Fósforo(mg)1536
Potássio(mg)148340
Ferro(mg)0,20,4
Tiamina(mg)0,080,06
Niacina(mg)2,57Tr
Vit. C(mg)23,816,5
Tabela nutricional da batata doce

Benefícios da batata doce

Apenas 100 g de de batata doce roxa cozida tem apenas 77 calorias. Além disso é fonte de vitamina A (mais de 500% do valor diário). Também é rica em antocianina o que dá cor púrpura a batata doce.

A antocianina da batata doce roxa, como peonidinas e cianidinas, são antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas o teor de antocianinas pode variar de acordo com o tipo de batata doce.

Estudos mostram que a atividade antioxidante das batatas doces roxas é 3,2 vezes maior que os outros tipos de batatas doces. Todas as partes das batatas doces roxas tem propriedades antioxidantes. Diferentes tipos de batatas doces tem diferentes concentrações de antioxidantes antocianinas.

Até mesmo as folhas tem propriedades antioxidantes e podem ser usadas em sopas bem como em muitas receitas.

Em suma, as batatas doces roxas não tem gordura, poucas calorias, muitas fibras e ricas em antioxidantes. Assim sendo tem vários benefícios.

1. Neutralização dos Radicais Livres

As proteínas da batata doce, também tem propriedades antioxidantes. Ao passar pelo trato digestivo pode diminuir a ação de metais pesados ​​e radicais livres.

2. Atividade antioxidante

Devido a sua atividade antioxidante, a batata doce ajuda a baixar o colesterol e também a glicose. Isso porque suas propriedades reduzem o endurecimento das veias e artérias. Evitando assim a formação de placas de colesterol.

3. Baixo índice glicêmico

A batata doce tem baixo índice glicêmico. Então o diabético pode comer batata doce. Mas sempre com moderação e dentro da contagem de carboidratos da dieta. Além disso, ela ajuda a regular a glicose e aumenta a produção de insulina.

4. Previne doenças

Como explicado acima, os antioxidantes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Isso porque ajuda a controlar o colesterol. Como ela é rica em potássio, ajuda a regular a pressão sanguínea.

Comer batata doce assada ou cozida pode ajudar a prevenir o câncer, pois previne danos oxidativos nas células.

Os glicosídeos da batata doce tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Por fim, todos esses benefícios não só evitam infecções mas também reduz o risco de desenvolver doenças crônicas.

5. Anti-inflamatórios

Os antioxidantes também tem propriedades anti-inflamatórias. Portanto, pode reduzir os sintomas de artrite e outros problemas causados pela inflamação. O que é comum em pacientes diabéticos.

6. Fortalece o sistema imunológico

Como são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, então fortalece o sistema imunológico.

7. Melhora o equilíbrio hormonal e tem efeito antienvelhecimento

Além de tudo a batata doce é uma boa fonte de DHEA (desidroepiandrosterona). Um hormônio precursor da testosterona. De acordo com a necessidade, o DHEA é convertido em estrogênio, progesterona ou testosterona.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de DHEA caem lentamente nas pessoas que comem batata doce regularmente.

8. Melhora a saúde ocular

Os antioxidantes bem como as vitaminas A, C, E, zinco evitam o desenvolvimento da degeneração macular. Uma condição comum relacionada à idade. Assim comer batata doce se você é diabético pode melhorar a saúde ocular.

9. Melhora a digestão

Rica em fibras,  ajuda a melhorar a saúde digestiva. Previne indigestão, gases, constipação, dor de estômago, etc. Alimentos ricos em fibras ajudam a regular a glicose.

10. Melhora a memória

As antocianinas da batatas doce roxa melhoram a memória.

Diabético pode comer batata doce ou não?

O diabético pode comer batata doce, mas com moderação. O índice glicêmico da batata doce roxa é 77, considerado alto. Em contrapartida a batata doce de laranja cozida tem um índice glicêmico de 44 e a branca 54.

A batata-doce é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico. Isso então causa menor impacto nos níveis de glicose. O que pode ajudar a controlar o diabetes.

A batata doce é melhor do que a batata branca (inglesa) para o diabético. Isso porque tem muito mais nutrientes e benefícios. Mesmo assim, deve ser consumida com moderação, ou podem afeta negativamente os níveis de glicose.

Como fazer batata doce para diabético

A forma como os alimentos são cozinhados tem impacto no índice glicémico. Isto também vale para a batata-doce.

Fervida:

A fervura altera a estrutura química da batata-doce. Assim evita picos de glicose. Isso porque o amido é mais facilmente digerido pelas enzimas do corpo.( 3,4,5 ).

Além disso, a batata doce fervida retêm amido mais resistente. Um tipo de fibra que resiste à digestão e tem baixo impacto nos níveis glicose. ( 3,6 ).

A batata doce fervida tem IG baixo a médio. Quanto maior tempo de fervura menor o IG.

Por exemplo, quando fervida por 30 minutos, a batata doce tem um IG baixo de cerca de 46, mas quando fervida por apenas 8 minutos, ela tem um IG médio de 61. ( 7 , 8 ).

Assada

Assar a batata doce destrói o amido resistente. Assim à batata-doce assada tem um índice glicêmico muito mais alto.( 3 ).

A batata doce descascada e assada tem um IG de 82, classificado como alto ( 9 ).

Cozida

A batata doce cozida tem o maior índice glicêmico do que qualquer outra forma de preparo.

De fato, a batatas doces descascada e cozida por 45 minutos têm um IG de 94, sendo assim um alimento com alto IG ( 13 ).

Frita

Em comparação com as outras formas de preparo, a batata doce frita tem um índice glicêmico um pouco menor devido à gordura. Isso ocorre porque a gordura pode retardar o esvaziamento do estômago e a absorção da glicose. (3).

Ainda assim, a batata doce frita tem um IG relativamente alto.

Embora o valor do IG possa variar, a batata doce descascadas e fritas em óleo vegetal normalmente têm um IG em torno de 76. ( 17 )

Conclusão:

Agora que você conhece por que o diabético pode comer batata doce, você pode incorporar este vegetal maravilhoso, saudável e naturalmente doce em sua dieta para diabético.

Sirva as batatas doces logo após a preparação, pois a cor roxa provavelmente se tornará marrom acinzentado, uma vez que a polpa é exposta ao ar.

Como vimos, o diabético pode comer batata doce sim, mas com cautela, pois o tubérculo é um carboidrato, mesmo que sendo de baixo IG, deve estar corretamente contabilizado em sua dieta.

A melhor batata doce para o diabético é a batata doce roxa, que é rica em vitaminas e antioxidantes e tem vários benefícios para sua saúde. Mas a melhor forma de preparo é fervida.

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Fontes:

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