Diabético Pode Comer Açaí na Tigela?

As tigelas de açaí – especialmente as preparadas comercialmente – são ricas em calorias e açúcar, o que poderia contribuir para o ganho de peso e problemas de saúde, como problemas no fígado, doenças cardíacas e diabetes tipo 2

diabético pode comer açaí

Diabético pode tomar açaí?

O açaí ficou famoso por ser considerado um super alimento, rico em vitaminas e antioxidantes importantes, mas apesar de todos os seus benefícios, fica uma dúvida: Quem é diabético pode comer açaí ou não?

Conhecido por sua cor vibrante, sabor forte, textura cremosa e versatilidade, as tigelas de açaí são conhecidas como um superalimento rico em antioxidantes, mas por outro lado, o açaí é rico em calorias e a maioria das receitas tem adição de açúcar, e algumas pessoas dizem que pode causar mais mal do que bem, principalmente quando se trata da saúde do diabético.

Este artigo analisa os benefícios e as desvantagens das tigelas de açaí para determinar se o diabético pode comer açaí ou não. Leia mais…

Tabela nutricional do açaí

O perfil nutricional de uma tigela de açaí varia de acordo com os ingredientes utilizados na receita.

Dito isto, a maioria das receitas é rica em fibras , antioxidantes e micronutrientes, como vitamina C, manganês e potássio.

Para referência, vamos usar uma tigela de açaí de 170 gramas; pode conter os seguintes nutrientes:

Calorias 211
Gordura 6 g
Proteína 3 g
Carboidratos 35 g
Açúcar 19 g
Fibras 7 g

No entanto, as receitas comerciais geralmente são porções muito maiores e podem conter até 600 calorias e 75 gramas de açúcar em uma única porção, dependendo das coberturas adicionadas.

Além do açaí, as tigelas de açaí geralmente contêm outras frutas, como morangos e bananas.

Essas frutas são uma grande fonte de vitamina C e manganês, que atuam como antioxidantes que protegem suas células contra danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres.

Eles também têm alto teor de potássio , um nutriente importante que regula a pressão arterial e protege contra a perda óssea relacionada à idade e pedras nos rins.

Benefícios do açaí

1-Rico em antioxidantes

O açaí é rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres e assim evitar danos às células.

O açaí é especialmente rico em compostos vegetais conhecidos como antocianinas, incluindo tipos específicos como cianidina 3-glucosídeo e cianidina 3-rutinosídeo .

2- Baixa o colesterol

Estudos em animais sugeriram que o açaí pode ajudar a baixar o colesterol, diminuindo o colesterol total e o LDL (colesterol ruim)

E é possível que isso possa ter um efeito semelhante nos humanos.

É possível que as antocianinas do açaí sejam responsáveis ​para baixar colesterol, uma vez que estudos ligaram esse composto da planta a melhorias no colesterol HDL (colesterol bom) e LDL. Além disso, o açaí contém esteróis vegetais, que impedem a absorção do colesterol pelo organismo .

3- Tem efeito anti câncer

Embora nenhum alimento seja um escudo mágico contra o câncer, sabe-se que alguns alimentos impedem a formação e a propagação de células cancerígenas.

Em estudos com animais e tubos de ensaio, o açaí mostrou ter efeitos anticâncer. Mas, mais estudos são necessários para determinar se tem realmente efeito em humanos.

4 – Reduz o envelhecimento cerebral 

Os vários compostos vegetais do açaí também podem proteger seu cérebro contra danos causados pelo envelhecimento.

Os antioxidantes do açaí neutralizam os efeitos negativos da inflamação celular e oxidação nas células cerebrais, que podem afetar negativamente a memória e o aprendizado.

Diabético pode comer açaí ou não?

As tigelas de açaí geralmente têm coberturas , como frutas, nozes, sementes, granola e xarope de guaraná.

Advertisement

Embora esses ingredientes sejam nutritivos, é fácil perceber que as coberturas transformam um super alimento saudável em uma uma refeição extremamente calórica.

Além disso, as tigelas de açaí tigelas comprados nas lojas e lanchonetes muitas vezes são vendidos em grandes porções , às vezes contendo duas a três porções em uma única taça.

Comer mais calorias do que você gasta certamente vai aumentar seu peso ao longo do tempo .

Além disso, as tigelas de açaí preparadas comercialmente são ricas em açúcar. Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de açúcar é totalmente contra indicado para os diabéticos.

Apenas uma tigela pequena de açaí (170 gramas) tem a cerca de 19 gramas de açúcar , 23% do limite diário total para uma pessoa que não é diabética.

Como o diabético pode comer açaí?

Agora, o açaí puro, em forma de polpa, sem adição de ingredientes ou coberturas pode ser um bom alimento para o diabético.  Pois como dito acima, a polpa da fruta é rica em antioxidantes e muitas vitaminas.

100 gramas de polpa de frutas de açaí congelada tem a seguinte tabela nutricional:

Calorias 70
Gordura 5 g
Gordura saturada 1,5 g
Carboidratos 4 g
Açúcar 2 g
Fibras 2 g
Vitamina A  15 % *
Cálcio 2 % *

*Valores da referencia diária baseada em uma ingestão de 2000 Kcal por dia. 

Segundo um estudo, o açaí também contém outros minerais, incluindo cromo, zinco, ferro, cobre, manganês, magnésio, potássio e fósforo.

É fácil perceber a diferença entre a polpa de açaí pura, e uma receita de uma tigela de açaí. Principalmente nas quantidades de carboidratos e açúcar, que são os grandes vilões na dieta do diabético.

Resumindo: As tigelas de açaí – especialmente as vendidas em lojas especializadas e lanchonetes – são ricas em calorias e açúcar. Que além de causar problemas de saúde, como problemas no fígado e doenças cardíacas é contra indicado para diabéticos.

Como fazer açaí para diabéticos

Uma das melhores maneiras de tirar proveito de todos os benefícios do açaí é , certamente fazer o seu.

Então, comece misturando a polpa de açaí congelado e sem açúcar com um pouco de água ou leite desnatado para formar a base da sua tigela de açaí.

Em seguida, adicione suas opções de coberturas, como frutas fatiadas, pedaços de cacau ou coco ralado. Além disso, coloque nozes, castanhas de caju , macadâmia ou castanha do pará para aumentar a quantidade de proteínas da sua tigela. Isso certamente vai te deixar satisfeito e bem alimentado por mais tempo .

Dito isto, use as coberturas com moderação e evite as ricas em calorias e sempre sem açúcar.

Finalmente, fique atendo ao tamanho das porções para controlar a ingestão de açúcar, carboidratos e calorias.

Conclusão:

Já que o açaí é uma fruta saudável e rica em antioxidantes, não há muitos problemas no diabético comer açaí em polpa, mas sem adição de açúcar ou outras coberturas.

Além disso, antes de comprar a polpa de açaí, verifique o rótulo do produto e os ingredientes e verifique se ele não contém açúcar. Algumas marcas de polpas têm uma quantidade muito alta de açúcar.

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma, não deseja substituir a consulta de um médico ou nutricionista. Não altere sua dieta sem acompanhamento do seu médico.

Fontes: