...
Pular para o conteúdo
Início » Como Saber se Você Tem Gordura Visceral

Como Saber se Você Tem Gordura Visceral

Como saber se você tem gordura visceral

A gordura visceral é um problema sério e oculto sobre o qual não se fala! É uma gordura profunda localizada no abdômen e envolve seus órgãos. Isso causa problemas graves, como alguns tipos de câncer, derrame e diabetes tipo 2.

Embora você possa não possa ver ou tocar, ela está lá, mesmo se você for magro. Vários fatores causam a gordura dura da barriga. Principalmente estresse, má alimentação e falta de sono. Especialistas explicam como saber se você tem gordura visceral e como medir a circunferência da barriga.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como saber se tenho gordura visceral

Dra. Stacie J. Stephenson, médica funcional e escritora, ensina:

“Se sua barriga é dura, não é flácida, você provavelmente tem excesso de gordura visceral. É um tipo de barriga dura que você não consegue “beliscar”.

Outra maneira de saber se você tem gordura visceral é calcular a relação cintura/quadril. Meça sua cintura na parte mais estreita e meça seus quadris na parte mais larga. Assim, se a medida for superior a 0,85 cm (mulheres) ou 0,95 cm (homens), você provavelmente tem gordura entre os órgãos. Mesmo que não seja gordo ou obeso. 

Além disso fazer uma ressonância magnética determina a presença e a quantidade de gordura na barriga.

Por que perder gordura da barriga é importante

Embora qualquer tipo de gordura corporal não seja saudável, essa é sem dúvida a mais perigosa. Está ligada a muitas doenças. Como resultado causa: diabetes , resistência à insulina , pressão alta , doenças cardíacas , síndrome metabólica e muito mais.

Os cientistas ainda não sabem ao certo por que isso acontece, mas uma teoria é que a gordura libera grandes quantidades de proteínas inflamatórias no sangue. O que prejudica seu fígado. 

Como saber que você está perdendo gordura visceral

A melhor maneira e mais confiável de saber se você perdeu gordura visceral é medir sua circunferência da cintura semanalmente.

Isso é importante porque o tamanho de sua cintura é um indicador confiável dos seus níveis de gordura na barriga. Independentemente do seu peso.

Para medir sua cintura corretamente, faça o seguinte:

  • Pela manhã, nu, depois de ir o banheiro e antes de comer ou beber, passe uma fita métrica ao redor de seu estômago, bem no umbigo.
  • Em seguida confirme que a fita esteja reta (paralela ao chão) e justa, mas não tão apertada que comprima sua pele.
  • Depois disso, inspire, expire até que seus pulmões estejam quase vazio e com o estômago relaxado (sem chupar)
  • Por fim anote o número em algum lugar acessível e seguro. Na sua agenda ou aplicativo ou bloco de notas ou um documento na nuvem, etc.

É melhor tirar a medida da cintura pelo menos uma vez por semana. Você também pode fazer isso diariamente, mas geralmente é desnecessário. Isso porque as mudanças diárias são pequenas demais para perceber.

%d blogueiros gostam disto: