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6 Dicas para o Café da Manhã para Diabéticos

Café da Manhã para Diabéticos

Dicas de café da manhã para diabéticos

O café da manhã é, sem dúvida, a refeição mais importante do dia para os diabéticos.

É necessário para dar a energia inicial para começar o seu dia. No entanto, às vezes é difícil preparar um café da manhã café da manhã para diabéticos saudável todos os dias.

Leia nesse artigo 6 dicas de café da manhã para diabéticos.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O que comer no café da manhã para diabéticos?

As pessoas estão são sempre na correria, principalmente de manhã. Dessa forma correm até a padaria e tomam um café com leite e um pão na chapa. Esse é a pior escolha que você pode fazer em seu café da manhã, principalmente se você é diabético.

Se você é diabético, é muito importante saber o que comer no café da manhã, isso porque é a refeição mais importante do dia. Começar o dia bem alimentado e com alimentos de baixo índice glicêmico que ao mesmo tempo te deixam satisfeito até o almoço é fundamental. Dito isto, anote essas 6 dicas de café da manhã para diabéticos!

1- Não pule o café da manhã

Muitos diabéticos pulam o café da manhã na tentativa de baixar a glicose no sangue. No entanto, pular qualquer refeição pode causar uma desregulação da glicemia no final do dia.

Sem alimentos, o corpo cria sua própria fonte de energia. Assim seu fígado aumenta a glicose através de um processo de liberação de glicogênio. Supreendentemente, você vai descobrir que sua glicose está mais alta quando você pula o café da manhã.

2- Comece o dia com proteínas e fibras

café da manhã para diabéticos receitas
Café da manhã para diabéticos receitas

Começar o dia com um café da manhã rico em proteínas e fibras controla melhor a glicose e reduz o apetite pelo resto do dia!

Alimentos ricos em proteína e fibra retardam a digestão e assim afetam a glicose pós-prandial. Assim escolha alimentos para seu café da manhã ricos em proteínas. Como por exemplo: ovos, iogurte grego, queijo cottage ou whey protein zero carboidratos. Assim, combine com carboidratos ricos em fibras, como aveia, frutas vermelhas, pão integral caseiro para manter a glicose controlada durante todo o dia.

Mas atenção, somente o whey com zero de carboidratos são indicados para os diabéticos.

3- Beba água

Desidratação e o diabetes estão altamente conectados! Por isso comece o dia bem hidratado. Então tome um copo de água ao acordar. Isso não só hidrata, mas também ajuda baixar a glicose depois o café da manhã.

Quando o diabético está desidratado, a glicose fica mais concentrada na corrente sanguínea. Dessa forma quando você bebe mais água, baixa a glicose. Principalmente depois da refeição. Além disso, beber água no café da manhã melhora o funcionamento do intestino, a saúde da pele e evita doenças neurológicas, muito comuns em diabéticos.

4- Não tome café puro

A cafeína aumenta a glicose. Assim apenas uma xícara de café puro, mesmo com adoçante, no café da manhã aumenta a glicose do diabético.

Isso ocorre porque a cafeína estimula o hormônio do estresse, o cortisol. É ele que dá a energia do café. E como sabemos o estresse é um grande inimigo do diabético, pois aumenta a liberação de glicose no seu corpo.

Assim evite o consumo de qualquer tipo de cafeína. Se for difícil para você ficar sem o café puro de manhã, então tome depois de comer e beber água. Assim retarda os efeitos prejudiciais da cafeína.

5- Evite sucos no café da manhã

O café da manhã é o horário preferido para tomar sucos, leite e outras bebidas calóricas e com açúcar. Começar o dia tomando suco de frutas, principalmente suco de laranja, fica mais difícil controlar a glicose no resto do dia.

Como dito acima, comece o seu dia tomando líquidos de baixa caloria, como água ou chá. Mas sem cafeína ou açúcar.

6- Cuidado com as frutas

Muitas pessoas tem hábito de comer frutas no café da manhã. Isso é muito saudável, mas para o diabético exige atenção especial. A American Diabetes Association (ADA) recomenda que os diabéticos comam frutas.

Assim, frutas doces, ricas em carboidratos e pobres em fibras, certamente aumentam a glicose. Dessa forma escolha para o seu café da manhã frutas para diabéticos que aumentem a saciedade e sejam ricas em nutrientes.

As melhores frutas para o café da manhã do diabético são:

  • Abacate
  • Maçã
  • Banana verde ou de vez
  • Pêssego
  • Pera
  • Ameixa
  • Melão
  • Todas as frutas vermelhas: Amora, morango, cereja, framboesa e uva

Concluindo:

Como vimos, o café da manhã para diabéticos deve ser rico em proteínas e baixo em carboidratos, principalmente os de alto índice glicêmico.

Dê preferencia em preparar seus alimentos ricos em gorduras saudáveis, como óleo de coco, banha de porco e azeite de oliva.

As gorduras saudáveis e as proteínas ajudam a regular os níveis de glicose pois tem digestão lenta.

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