Café Aumenta a Pressão Arterial?

café aumenta a pressão arterial

Beber café aumenta a pressão arterial?

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. De fato, pessoas em todo o mundo consomem cerca de 8,6 bilhões de quilos por ano, mas será que tomar café aumenta a pressão arterial?

Se você tem o hábito de tomar café, provavelmente, já ouviu falar que tomar café aumenta a pressão arterial.

No entanto, há anos atrás tivemos vários debate sobre se o consumo regular de café e se realmente tem algum impacto na pressão arterial e na saúde do coração.

Beber café aumenta pressão arterial temporariamente

café aumenta a pressão arterial

A ciência comprova que os efeitos fisiológicos do café podem ser muito mais o que apenas um energético. Pesquisas indicam que tomar café aumenta a pressão arterial, mas por apenas um curto período após o consumo.

Uma revisão de 34 estudos mostrou que 200 a 300 mg de cafeína, aproximadamente 1,5 a 2 xícaras, resultou em um aumento médio de 8 mmHg e 6 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente (1).

Agora, este efeito foi observado por até três horas após o consumo. Bem como os resultados foram semelhantes nas pessoas com pressão arterial normal no início do estudo e os com pressão arterial elevada pré-existente.

Curiosamente, o consumo regular de café não está associado ao mesmo impacto na pressão arterial. O que pode ser devido à tolerância à cafeína, que se desenvolve quando você bebe café diariamente ( 2 ).

Com base nesses dados, pode ocorrer um pequeno a moderado aumento na pressão arterial depois de beber uma xícara de café. Especialmente se você bebe com pouca frequência.

Em resumo, pesquisas indicam que o café pode aumentar a pressão arterial por até três horas após o consumo. No entanto, se você beber regularmente, esse efeito será diminuído.

Quem está com pressão alta pode tomar café?

Embora o café possa aumentar sua pressão sanguínea temporariamente logo após beber, esse efeito não se estende muito além de curto prazo.

Surpreendentemente para quem está com pressão alta, atualmente as pesquisas confirmam que é improvável que o consumo diário de café tenha algum impacto significativo na pressão arterial ou no risco geral da doença cardíaca ( 2 ).

Com toda a certeza , o café pode proporcionar alguns benefícios para a saúde .

Para pessoas saudáveis, a pesquisa indica que a ingestão diária de 3 a 5 xícaras de café está associada a uma redução de 15% no risco de doenças cardíacas e a um menor risco de morte prematura ( 3 ).

Pois, o café contém vários compostos bioativos. Que são conhecidos por terem fortes efeitos antioxidantes e assim podem reduzir o estresse oxidativo em seu corpo ( 4 , 5 ).

Alguns pesquisadores concluem que os benefícios do café podem superar os possíveis efeitos colaterais que a cafeína pode ter sobre os que bebem café regularmente ( 2 ).

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para entender melhor como o café afeta a saúde a longo prazo. Por enquanto, parece ser perfeitamente seguro e pode até ser um hábito saudável.

Em conclusão: Embora a pesquisa de longo prazo seja limitada, alguns dados indicam que o consumo freqüente de café não aumenta a pressão arterial ou causa riscos de doença cardíaca. De fato, o café contém antioxidantes que podem melhorar a saúde do coração.

Café em excesso aumenta a pressão arterial?

Para a maioria das pessoas, não é provável que o consumo moderado de café aumente a pressão arterial ou o risco de doença cardíaca. Mesmo para quem tem pressão alta.

Na verdade, pelo contrário. Alguns dos compostos bioativos presentes no café tem benefícios à saúde. Incluindo redução do estresse oxidativo e inflamação ( 2 , 4 , 5 ).

Naturalmente, o uso excessivo de cafeína é desaconselhada. Especialmente se você já tem pressão alta.

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Agora, se você não bebe café regularmente, então é melhor não tomar café enquanto a pressão arterial esteja sob controle. Pois isso pode aumentar a pressão a curto prazo.

Café forte aumenta a pressão arterial?

café aumenta a pressão arterial

Tenha em mente que comer ou beber qualquer coisa em excesso pode levar a efeitos negativos na saúde. Assim, o café forte não é exceção. Dessa forma, é sempre importante manter o equilíbrio na vida e dos hábitos alimentares.

Assim, algumas formas de melhorar o seu cafezinho diário sem alterar o sabor e da mesma forma, torna-lo mais saudáveis, podem ser feitas, como por exemplo:

Café com canela

De acordo com um estudo realizado em ratos, a canela pode proteger tanto o coração quanto o cérebro. Um estudo em células humanas comprovou que a canela pode reduzir o risco de câncer.  Da mesma forma, fortalece o sistema imunológico .

Então, adicione 1/2 colher de chá de canela em pó na sua xícara de café. Ou misture uma colher de chá ao pó de café.

Café com CÚRCUMA

O açafrão ou cúrcuma e rico em curcumina. Essa substancia possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esta erva antioxidante ajuda na desintoxicação do fígado, bem como auxilia na digestão e surpreendentemente, trata a depressão .

Assim, adicione uma pitada de açafrão em seu cafezinho e aproveite os benefícios e sabor desse tempero.

Café com cacau em pó

O cacau é anti-inflamatório, bem como reduz a pressão arterial , aumenta o colesterol HDL (bom) e reduz o colesterol LDL (mau). Além disso, tem vantagens cognitivas, pois melhora o humor e é antidepressivo. Da mesma forma, o cacau é ótimo para o cérebro. E inegavelmente delicioso.

A fim de aproveitar esses benefícios, adicione uma colher de sobremesa em seu cafezinho. Dessa forma, aumenta o consumo diário de fibras alimentares, antioxidantes e magnésio.

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Conclusão:

O consumo diário e moderado de café NÃO aumenta a pressão arterial. Assim sendo, fazer uma dieta balanceada e ter um estilo de vida mais saudável provavelmente terá mais impacto sobre a pressão arterial do que o consumo de café.

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, mas tem sido erroneamente acusado de causar pressão alta.

Pesquisas indicam que o café pode levar a aumentos de curto prazo na pressão arterial.

No entanto, não há associações de longo prazo com o aumento da pressão arterial ou risco de doença cardíaca. Mesmo em pessoas que bebem regularmente.

Em vez disso, o café pode melhorar a saúde do coração devido ao seu alto teor antioxidante.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, beber café com moderação é provavelmente um hábito seguro para a maioria das pessoas.

Fontes:

1,2- https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14779072.2017.1287563

3- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29276945

4 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4665516/

5 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29167102