44 Alimentos Low Carb para sua Dieta

Uma lista completa com 44 alimentos low carb ( com pouco ou zero carboidratos) para sua dieta. Alguns alimentos não possuem carboidratos, outros muito pouco

alimentos low carb

Lista de alimentos low carb

Os alimentos low carb (alimentos com baixo teor de carboidratos) tem benefícios impressionantes para a saúde.

Eles reduzem significativamente sua fome, assim automaticamente você perde peso, sem a necessidade de contar as calorias da dieta.

Pelo menos 23 estudos descobriram que a dieta low carb ou com pouco carboidrato podem emagrecer de 2 a 3 vezes mais do que as dietas com baixo teor de gordura.

Diminuir a ingestão de carboidratos também pode ter vários outros benefícios à saúde, como por exemplo: reduzir o açúcar no sangue, a pressão arterial e os triglicerídeos ou melhorar o seu “colesterol bom” HDL.

Além disso, para comer os alimentos low carb não é nada complicado.

Simplesmente baseie sua dieta em torno de alimentos com pouco carboidratos para perder peso e melhorar sua saúde.

Abaixo está uma lista de 44 alimentos low carb ou com baixo teor de carboidratos, a maioria deles é muito saudável, nutritiva e incrivelmente deliciosa.

Conteúdo:

  1. Ovos e carnes
  2. Peixes
  3. Legumes
  4. Frutas
  5. Leite e derivados
  6. Gorduras
  7. Bebidas
  8. Outros alimentos low carb

Ovos e carnes

1- Ovos (quase zero)

Os ovos, certamente, estão entre os alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos do planeta.

Eles são ricos em vários nutrientes – incluindo alguns que são muito importantes para o cérebro – e compostos que podem melhorar a saúde ocular .

Carboidratos: quase zero.

2- Carne (Zero Carb)

A carne é altamente saciante e rica em nutrientes importantes, como por exemplo: ferro e vitamina B 12 e creatina. Existem dezenas de diferentes tipos de carne , desde o bife ao lombo até a carne moída e o hambúrguer. Escolha a sua preferida e a forma de preparar.

Carboidratos: zero.

3- Carne de cordeiro (Zero Carb)

Da mesma forma que a carne bovina, a carne de cordeiro contém muitos nutrientes , incluindo ferro e vitamina B 12. O cordeiro é alimentado principalmente com capim e assim é rico em ácido linoleico conjugado com ácido graxo (CLA)

Carboidratos: zero.

4- Frango (Zero Carb)

O frango é uma das carnes mais consumidas no mundo. É rico em muitos nutrientes além disso é uma excelente fonte de proteína .

Se você estiver fazendo um dieta low carb, pode ser uma opção melhor optar por cortes mais gordos, como asas e coxas.

Carboidratos: zero.

5- Carne de porco, incluindo bacon (geralmente zero)

A carne de porco é outro tipo delicioso de carne, e o bacon é especialmente delicioso no feijão, e ainda tem pouco carboidrato.

O bacon é uma carne processada e, portanto, definitivamente não é um alimento saudável. No entanto, é aceitável comer quantidades moderadas de bacon em uma dieta low carb.

Tente comprar o bacon de um produtor que não use ingredientes artificiais, e não deixe queimar durante a preparação.

Carboidratos: zero, mas leia o rótulo e evite o bacon curado artificialmente.

6- Carne seca ou carne de sol  (Normalmente Zero)

A carne seca, apesar de ter muito sódio e alguns ingredientes artificiais, ainda é um dos alimentos low carb mais saborosos dessa lista.

Carboidratos: próximo de zero.

Peixes e frutos do mar

Os peixes e outros frutos do mar sem dúvida são incrivelmente nutritivos e saudáveis .

Eles são ricos principalmente em ácidos graxos B12, iodo e ômega-3. Nutrientes dos quais muitas pessoas não acesso ou não consomem o suficiente. Principalmente as que moram longe do litoral.

Como a carne, quase todos os tipos de peixes e frutos do mar contêm quase nenhum carboidrato.

7- Salmão (Zero carb)

O salmão é um dos tipos mais consumidos de peixe por pessoas preocupados com a saúde – certamente por um bom motivo.

É um peixe gordo, então significa que contém grandes quantidades de gorduras saudáveis ​​para o coração – neste caso, ácidos graxos ômega-3.

Além disso, o salmão também é rico em vitamina B12, iodo e uma quantidade razoável de vitamina D3.

Carboidratos: zero.

8- Truta (Zero Carb)

Como o salmão, a truta é um tipo de peixe gordo rico em ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes importantes.

Carboidratos: zero.

9- Sardinhas (Zero Carb)

As sardinhas são peixes oleosos que são geralmente consumidos quase inteiros, incluindo os ossos.

As sardinhas estão entre os alimentos low carb mais ricos em nutrientes do planeta e contêm quase todos os nutrientes necessários que você precisa. Acima de tudo está disponível na prateleira do mercado do seu bairro. E acima de tudo, é barato!

Carboidratos: zero.

10 -Marisco (4-5% de carboidratos)

É uma pena que os moluscos e mariscos raramente façam parte da alimentação diária das pessoas, pois são um dos alimentos mais nutritivos do mundo.

De fato, eles se classificam como ricos em vários nutrientes e tem pouco carboidratos.

Carboidratos: 4-5 gramas de carboidratos por 100 gramas de marisco.

Legumes e verduras

A maioria dos vegetais tem pouco carboidrato. As verduras e vegetais crucíferos principalmente têm níveis baixos de carboidratos, e a maioria de seus carboidratos consiste em fibras.

Por outro lado, os vegetais ricos em amido, como batata inglesa por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Vamos a nossa lista de legumes e verduras low carb.

11- Brócolis (7%)

O brócolis é um vegetal saboroso que pode ser consumido cru ou cozido. É rico em vitamina C, vitamina K e em fibras . Além disso contém potentes compostos vegetais anti câncer .

Carboidratos: apenas 7 gramas por cada 100 gramas.

12- Tomates (4%)

Os tomates são tecnicamente frutas , mas geralmente são vendidos como vegetais. Eles são ricos em vitamina C e potássio.

Carboidratos: 7 gramas em um tomate grande ou 4 gramas por cada 100 gramas.

13- Cebolas (9%)

As cebolas estão entre os vegetais mais saborosos da Terra e dão sabor poderoso às suas receitas. Elas são ricas em fibras, antioxidantes e vários compostos anti-inflamatórios.

Carboidratos: 11 gramas por copo ou 9 gramas por 100 gramas.

14- Couve de Bruxelas (7%)

A couve de Bruxelas são vegetais altamente nutritivos , como o brócolis e a couve.

É muito rica em vitaminas C e K e contêm inúmeros compostos vegetais saudáveis.

Carboidratos: Apenas 7 gramas por cada 100 gramas.

15- Couve-flor (5%)

A couve – flor é um vegetal saboroso e versátil que pode ser usado para fazer vários pratos interessantes em sua cozinha.

É rico em vitamina C, vitamina K e folato.

Carboidratos: surpreendentemente apenas 5 gramas por 100 gramas.

16- Couve (10%)

A couve é um vegetal muito consumido por pessoas preocupadas com a saúde , pois tem inúmeros benefícios à saúde .

É rica em fibras, vitaminas C e K, além disso tem antioxidantes e carotenos.

Carboidratos: 10 gramas por cada 100 gramas.

17- Berinjela (6%)

A berinjela, da mesma forma que o tomate, é outra fruta que é vendida como vegetal. Você pode fazer muitas receitas low carb interessantes e é muito rica em fibras.

Carboidratos: 6 gramas por 100 gramas.

18- Pepino (4%)

O pepino é um vegetal com sabor suave. Consiste principalmente em água, com uma pequena quantidade de vitamina K.

Carboidratos: 2 gramas por meia xícara ou 4 gramas por 100 gramas.

19- Pimentão (6%)

Os pimentões são vegetais muito usados como tempero, pois tem um sabor distinto . Eles são muito ricos em fibras , vitamina C e antioxidantes do caroteno.

Carboidratos: 9 gramas por copo ou 6 gramas por 100 gramas.

20- Aspargos (2%)

O aspargo é um vegetal altamente delicioso.

É muito rico em fibras, vitamina C, folato, vitamina K e antioxidantes do caroteno.

Além disso, é muito rico em proteínas , em comparação com a maioria dos vegetais.

Carboidratos: 3 gramas por copo ou 2 gramas por 100 gramas.

21- Vagem (7%)

A vagem do feijão verde é tecnicamente uma leguminosa, mas geralmente são consumidos de maneira semelhante aos vegetais.

Elas são extremamente ricas em muitos nutrientes, incluindo fibras, proteínas, vitamina C, vitamina K, magnésio e potássio.

Carboidratos: 8 gramas por copo ou 7 gramas por 100 gramas.

22- Cogumelos (3%)

Embora tecnicamente não sejam plantas, os cogumelos comestíveis costumam ser classificados como vegetais.

Eles contêm quantidades grandes de potássio e são ricos em algumas vitaminas B.

Carboidratos: 3 gramas por xícara ou 3 gramas por 100 gramas (cogumelos brancos).

Frutas

Embora as frutas sejam geralmente consideradas saudáveis, elas são altamente controversas entre as pessoas que seguem uma dieta low carb.

Isso ocorre porque a maioria das frutas tende a ser rica em carboidratos, em comparação com os vegetais.

Dependendo de quantos carboidratos você deseja consumir por dia, você pode restringir a ingestão de frutas a cerca de 1 a 2 pedaços por dia.

No entanto, isso não se aplica as frutas gordurosas como o abacate ou as azeitonas. Frutas com pouco açúcar, como os morangos, são outra excelente opção de alimentos low carb.

23- Abacate (8,5%)

O abacate é uma fruta que se tornou a queridinha entre os praticantes de musculação. Pois é pobre em carboidratos, é rico em gorduras saudáveis.

Os abacates também são extremamente ricos em fibras e potássio e contêm quantidades boas de outros nutrientes.

Agora, a maioria, ou cerca de 78% dos carboidratos do abacate, são fibras. Portanto, quase não contém carboidratos líquidos digeríveis.

Carboidratos: 13 gramas por copo, ou 8,5 gramas por 100 gramas.

24- Azeitonas (6%)

A azeitona é outra fruta deliciosa e rica em gordura. Além disso é muito rica em ferro e cobre e contém uma quantidade razoável de vitamina E.

Carboidratos: 6 gramas por 100 gramas.

25- Morangos (8%)

Os morangos estão entre as frutas com menos carboidratos e mais ricas em nutrientes que você pode comer. Eles são muito ricos em vitamina C, manganês e vários antioxidantes.

Carboidratos: 11 gramas por copo ou 8 gramas por 100 gramas.

26- Toranja (11%)

Toranjas são frutas cítricas parentes das laranjas. Elas são muito ricas em vitamina C e antioxidantes do caroteno.

Carboidratos: 13 gramas em meia toranja ou 11 gramas por 100 gramas.

27- Damascos (11%)

O damasco é uma fruta incrivelmente deliciosa. Cada damasco contém pouco carboidrato, mas muita vitamina C e potássio.

Carboidratos: 8 gramas a cada dois damascos, ou 11 gramas por 100 gramas.

Nozes, castanhas e sementes

As nozes, as castanhas e as sementes são muito consumidas nas dietas low carb. Apesar de ser alimentos com pouco carboidratos, mas são ricos em gordura, fibra, proteína e vários micronutrientes.

As nozes são mais consumidas como lanches ou petiscos, enquanto as sementes são usadas em saladas ou receitas de pães e bolos.

Além disso, as farinhas das nozes e das sementes, como farinha de amêndoa, ou farinha de coco ou de linhaça, são muito usadas para fazer pães low carb e outras receitas.

28- Amêndoas (22%)

Amêndoas são incrivelmente saborosas e saudáveis

Eles são ricas em fibra e vitamina E e são uma das melhores fontes de magnésio do mundo , um mineral do qual a maioria das pessoas tem deficiência.

Além disso, apenas um pouco de amêndoas saciam a fome, e assim ajudam na perda de peso. 

Carboidratos: 22 gramas por 100 gramas.

29- Nozes (14%)

Contém vários nutrientes e é principalmente rica em ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ácido graxo ômega-3.

Carboidratos: 14 gramas por 100 gramas.

30 – Amendoim (16%)

Tecnicamente, os amendoins são legumes, mas são consumidos e preparados como nozes.

Eles são muito ricos em fibras, magnésio, vitamina E e outras importantes vitaminas e minerais.

Carboidratos: 16 gramas por 100 gramas.

31- Sementes de Chia (44%)

Atualmente, as sementes de Chia estão entre os alimentos saudáveis ​​mais famosos no mundo.

Eles são ricos em muitos nutrientes importantes e podem ser usados ​​em várias receitas low carb.

Além disso, a chia é uma das fontes mais ricas de fibra alimentar do planeta.

Agora note que cerca de 86% dos carboidratos das sementes de chia são de fibra. Portanto, eles contêm muito poucos carboidratos digeríveis .

Carboidratos: 44 gramas por 100 gramas.

Laticínios

Se você não tem intolerância a lactose, então os produtos do leite são ideais para sua dieta low carb. Pois são cheios de gorduras e proteínas, sendo assim excelentes alimentos low carb. No entanto, não deixe de ler o rótulo e evitar qualquer produto com açúcar.

32 -Queijo (1,3%)

O queijo é um dos mais saborosos alimentos low carb e pode ser consumido de várias formas e em receitas low carb deliciosas. O queijo, tanto o minas, quanto o prato ou a mussarela, combina com qualquer receita!

O queijo também é altamente nutritivo. Uma única fatia grossa contém uma quantidade semelhante de nutrientes que um copo inteiro de leite.

Carboidratos: 0,4 gramas por fatia ou 1,3 gramas por 100 gramas (queijo amarelo).

33- Creme de Leite (3%)

O creme de leite contém muito poucos carboidratos e pouca proteína, mas é rico em gordura láctea.

Algumas pessoas que fazem a dieta low carb o colocam no café ou o usam nas receitas. Uma tigela de frutas com um pouco de chantilly ou creme de leite é sem dúvida uma deliciosa sobremesa low-carb.

Carboidratos:3 gramas por 100 gramas.

34- Iogurte Integral (5%)

O iogurte gordo integral é surpreendentemente saudável , contendo muitos dos nutrientes que o leite integral.

No entanto, graças às suas culturas vivas, o iogurte também é rico em bactérias probióticas benéficas .

Carboidratos:  5 gramas por 100 gramas.

35- Iogurte Grego (4%)

O iogurte grego é muito espesso comparado ao iogurte comum. Também é muito rico em muitos nutrientes, especialmente em proteínas.

Carboidratos: 4 gramas por 100 gramas.

Gorduras

Muitas gorduras e óleos saudáveis são aceitáveis ​​em uma dieta baixa low carb .

No entanto, evite óleos vegetais refinados, como por exemplo: soja ou óleo de milho, pois estes são refinados e muito prejudiciais.

36- Manteiga (Zero)

No passado a manteiga foi demonizada por seu alto teor de gordura saturada , mas a manteiga está voltando a lista de alimentos saudáveis.

Carboidratos: zero.

37- Azeite Virgem Extra (Zero)

Azeite virgem extra é a gordura mais saudável do planeta.

É um elemento básico da dieta mediterrânea, que é muito saudável para o coração , rica em poderosos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.

Carboidratos: zero.

38 -Óleo de Coco (Zero)

O óleo de coco é uma gordura muito saudável, repleta de ácidos graxos de cadeia média que têm poderosos efeitos no seu metabolismo.

Foi comprovado cientificamente que esses ácidos graxos reduzem o apetite, aumentam a queima de gordura e ajudam as pessoas a perder gordura da barriga.

Carboidratos: zero.

Bebidas

A maioria das bebidas sem açúcar é perfeitamente aceitável em uma dieta low carb.

Mas, lembre-se de que os sucos de frutas são muito ricos em açúcar e carboidratos e devem ser evitados.

39- Água (Zero)

A água é a bebida perfeita, independentemente da sua dieta.

Carboidratos: zero.

40- Café (Zero)

Outro que foi extremamente demonizado no passado, atualmente descobriram que o café é realmente muito saudável e uma das maiores fontes de antioxidantes da dieta low carb.

Além disso, foi comprovado que os consumidores de café vivem mais e têm menor risco de várias doenças graves, incluindo diabetes tipo 2, doença de Parkinson e Alzheimer . 

Apenas não adicione nada ao seu café – o preto e puro é o melhor, mas um pouco de leite integral ou creme de leite é permitido.

Carboidratos: zero.

41- Chá (Zero)

O chá, especialmente o chá verde , foi estudado minuciosamente e demonstrou te vários benefícios impressionantes para a saúde . O chá verde pode aumentar levemente a queima de gordura.

Carboidratos: zero.

42- Água com gás / refrigerante diet (zero)

O refrigerante é basicamente água com adição de dióxido de carbono . É perfeitamente aceitável na dieta low carb, desde que seja sem açúcar. 

Outros alimentos low carb

Por fim, aqui estão alguns alimentos que não se encaixam em nenhuma outra categoria.

43- Chocolate amargo escuro

Isso pode surpreender algumas pessoas, mas o chocolate amargo de qualidade é um alimento low carb perfeito.

Escolha o chocolate escuro amargo com pelo menos 70 a 85% de cacau. Da mesma forma, que não tenha açúcar.

O chocolate amargo tem vários benefícios, como por exemplo: melhora da função cerebral e pressão arterial.

Estudos também mostram que as pessoas que comem chocolate amargo têm um risco muito menor de ter alguma doença cardíaca .

A cerca de 25% dos carboidratos do chocolate amargo são fibras, o que reduz o conteúdo total de carboidratos digeríveis.

Carboidratos: 46 gramas por 100 gramas. Mas isso depende do tipo de chocolate, portanto, leia o rótulo.

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44- Ervas, Especiarias e Condimentos

Existe uma variedade infinita de deliciosas ervas, especiarias e condimentos. A maioria deles é muito pobre em carboidratos, mas tem um forte aporte nutricional e dá sabor às suas receitas.

Como por exemplo: pimenta, alho, gengibre, canela, mostarda e orégano.

Conclusão:

Comer menos carboidratos pode trazer benefícios impressionantes para a saúde e não é nada complicado .

A maioria dos alimentos low carb é muito saudável, nutritivos bem como deliciosos.

Além disso, são várias opções, cobrindo muitas categorias principais de alimentos, incluindo carnes, peixes, legumes, frutas, laticínios e muito mais.

Uma dieta low carb saudável, baseada em alimentos naturais, pode certamente te ajuda a perder peso com facilidade e sabor.