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6 Alimentos ricos em vitamina D

6 Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D é a única vitamina que nosso corpo só produz quando pegamos sol, mas alguns alimentos ricos em vitamina D podem ajudar a compensar a falta de sol e ajudar na fixação da vitamina no corpo. Surpreendentemente quase 50% da população do mundo não pega a quantidade suficiente de sol por dia e tem deficiência de vitamina D.

Muitas pessoas vivem e trabalham em ambientes fechados, como escritórios e atualmente devido ao novo corona vírus até em casa. Quando saem à rua usam quantidades excessivas de protetor solar, além disso a dieta ocidental é pobre em vitamina D. A recomendação de consumo diário de vitamina C é de 800 Ui ou 20 mcg por dia proveniente dos alimentos. Agora, se você não toma sol, a ingestão passa para 1000 Ui ou 25 mcg por dia.  ( 3 )

Leia também: Vitamina D pode te proteger do corona vírus?

Alimentos ricos em vitamina D

1- Champignon e cogumelos

Os cogumelos como o champignon são alimentos ricos em vitamina D vegetal. Pois podem sintetizar a vitamina D quando expostos ao sol. (27)

Os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem a vitamina D3. Mesmo assim a vitamina D2 ajuda a aumentar a vitamina D no seu corpo.

2- Gema de ovo caipira

6 Alimentos ricos em vitamina D

Ovo caipira

Ovos de galinhas de granja contêm apenas cerca de 37 UI de vitamina D em cada gema. Mas, os ovos de galinhas caipiras ou alimentadas com ração enriquecida com vitamina D contêm níveis muito mais altos.

3- Atum enlatado

O atum enlatado contém 268 UI de vitamina D por lata. Escolha o atum light e coma 170 gramas ou menos por semana para aumentar a vitamina D no seu corpo. (17)

4- Óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau contém 448 UI de vitamina D por cada colher de chá , ou seja 56% das suas necessidades diárias de vitamina D. Mas também é rico em outros nutrientes, como vitamina A e ácidos graxos ômega-3. (1314)

5- Arenque e sardinha

As sardinhas mesmo enlatadas também são alimentos ricos em vitamina D – uma lata contém 177 UI de vitamina D, ou 22% do das suas necessidades diárias. (10)

Já o arenque contém 216 UI de vitamina D por cada 100 gramas. Mesmo o arenque em conserva e outros peixes gordurosos, como linguado, cavala e alabote também são alimentos ricos em vitamina D. (1112)

6- Salmão

6 Alimentos ricos em vitamina D

Salmão

O salmão é o alimento mais rico em vitamina D da nossa lista! Apenas 100 g de salmão tem 66% das necessidades diárias de vitamina D. (5)

Mas o salmão do mar contém cerca de 988 UI de vitamina D por porção, enquanto o salmão de cativeiro contém 250 UI, em média. Isso é 124% e 32% das necessidades diárias , respectivamente. (67)

Por isso, escolha sempre o salmão pescado no mar e evite comprar os criados em viveiros.

Conclusão:

Pegar sol é sem dúvida a melhor forma de ter sua dose diária de vitamina D, mas nem todas as pessoas podem pegar sol diariamente ou com frequência. Assim, consumir alimentos ricos em vitamina D ajudam a repor a deficiência.

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