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6 Alimentos Que Causam Inflamação

6 Alimentos que Causam Inflamação

Alimentos inflamatórios

Alguns alimentos que causam inflamação, são chamados de alimentos inflamatórios. Quando consumidos em excesso e por muito tempo, causam doenças crônicas e algumas irreversíveis. A inflamação pode ser uma forma de defesa natural e acelera a cura, mas a inflamação crônica causa doenças como diabetes, doenças do coração e obesidade. (1 2 3 )

Aqui estão 6 alimentos que causam inflamação crônica.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

1. Açúcar e frutose

O açúcar é 50% glicose e 50% frutose. Além disso é um alimento inflamatório porque tem grande quantidade de frutose. O alto consumo de frutose causa obesidade, resistência à insulina, diabetes, doença hepática gordurosa, câncer e doença renal crônica. Mas além disso, causa inflamação dentro das células que revestem os vasos sanguíneos, o que causa doenças cardíacas. (4 5 6 7 8 , 9 10 11 12 13 14 15 )

2. Gorduras trans artificiais

Pipoca de micro-ondas

As gorduras trans artificiais são certamente os piores tipos de gorduras para a sua saúde.

Esses alimentos são fabricados com adição de hidrogênio às gorduras insaturadas, que são líquidas, para dar a estabilidade e consistência. Assim transforma a gordura liquida em sólida. Nos rótulos dos alimentos, as gorduras trans são listadas como gordura parcialmente hidrogenada.

A maioria das margarinas contém gorduras trans. Muitos alimentos processados da mesma forma grande quantidade dessa margarina ou de gordura hidrogenada. Isso porque ​aumenta a validade do produto.

Ao contrário das gorduras trans naturais dos laticínios e das carnes, as gorduras trans artificiais são alimentos que não só causam inflamação mas também aumentam o risco de doenças. Além de baixar o colesterol HDL (bom), as gorduras trans podem prejudicar a função das células endoteliais que revestem suas artérias. O que é um fator de risco de doenças cardíacas. (21 22 23 24 25 26 27 28 29 )

Alimentos ricos em gorduras trans:

  • Batatas fritas e outros salgadinhos fritos
  • Algumas marcas de pipoca de micro-ondas
  • Margarinas
  • Gorduras vegetais
  • Bolos e biscoitos industrializados,
  • Alguns doces e todos os alimentos processados ​​que tem óleo vegetal parcialmente hidrogenado

3- Óleos vegetais

Óleo vegetal

Certos tipos de óleos vegetais, como o de soja por exemplo, são alimentos inflamatórios. Isso porque são ricos em ácido graxo ômega-6. Assim esse tipo de gordura causa inflamação crônica a médio e longo prazo. Principalmente quando consumido em excesso.

Os óleos vegetais que são ricos em omega-6 são:

  • Soja
  • Milho
  • Semente de algodão
  • Girassol
  • Amendoim
  • Gergelim
  • Óleo de farelo de arroz

Mas nem todo tipo de óleo vegetal é inflamatório, por exemplo, o óleo de coco e o azeite de oliva extra virgem são saudáveis.  (30 )

4- Trigo

A farinha de trigo branca é processada. Então se transforma em um tipo de carboidrato refinado. Os carboidratos refinados são alimentos que causam inflamação crônica. O alto consumo de alimentos feitos com trigo branco estimulam o crescimento de bactérias inflamatórias no intestino. Isso então aumenta o risco de obesidade e doença inflamatória intestinal.

Além disso, os carboidratos refinados têm um índice glicêmico (IG) mais alto do que os não processados. Alimentos de alto IG aumentam a glicose mais rapidamente do que os de baixo IG. 

Os carboidratos refinados são encontrados nos doces, pães, massas, doces, alguns cereais, biscoitos e bolos. (34 35 36 37 38 )

5- Bebidas alcoólicas

Bebidas alcóolicas

O consumo moderado de bebidas alcoólicas tem alguns benefícios. Como por exemplo o consumo diário de uma taça de vinho. Mas o alcoolismo faz com que toxinas bacterianas que saem do cólon entrem no corpo. Isto é conhecido como “intestino permeável”. Isso então pode causar inflamação generalizada que leva a danos aos órgãos. (40 41 )

6- Carnes processadas

O alto consumo de carnes processadas causa doenças cardíacas, diabetes e câncer de estômago e cólon. Alimentos como por exemplo: salsicha, bacon, presunto, carne defumada, bacon e charque são carnes industrializadas.   (42 43 44 )

Conclusão:

A inflamação pode ocorrer em resposta a muitos fatores. Alguns dos quais são difíceis de prevenir, como por exemplo: poluição ou lesões ou doenças.

No entanto, você pode evitar os alimentos inflamatórios em sua dieta .

Para se manter o mais saudável possível, controle a inflamação, evitando o consumo de alimentos inflamatórios, dando assim preferência aos alimentos anti-inflamatórios.

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