15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

Baixar a glicose naturalmente é mais fácil do que se pensa, apenas com pequenas mudanças na alimentação e seu estilo de vida, é possível controlar o diabetes.

Como baixar a glicose naturalmente

A glicose alta no sangue acontece quando seu corpo não pode transportar a glicose do sangue para dentro das células e quando isso ocorre, causa o diabetes, por isso baixar a glicose naturalmente é a melhor forma de evitar e controlar o diabetes.

Abaixo estão 15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente, baseado em estudos científicos, apenas com alimentos e mudanças simples na sua vida. Leia mais…

Conteúdo:

  1. Pratique alguma atividade física
  2. Controle a ingestão de carboidratos
  3. Coma mais alimentos ricos em fibras
  4. Beba mais água
  5. Controle o tamanho das porções
  6. Coma mais alimentos com baixo índice glicêmico
  7. Reduza o estresse
  8. Monitore a sua glicose
  9. Tenha um sono de qualidade
  10. Coma alimentos ricos em cromo e magnésio
  11. Vinagre de maçã
  12. Canela
  13. Berberina
  14. Feno grego
  15. Perca peso

1- Pratique alguma atividade física

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

O exercício físico diário pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina.

Maior sensibilidade à insulina significa que suas células estão mais aptas a usar a glicose em excesso na corrente sanguínea.

O exercício físico também ajuda seus músculos a usar a glicose no sangue para geração de energia e ganho de massa muscular.

Se você tiver problemas para controlar o diabetes, verifique regularmente sua glicose. Isso te ajudará a saber e aprender como seu corpo responde a diferentes atividades e evitar que a glicose fique alta ou baixa demais.

Boas formas de exercício físicos são : musculação, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança,  natação e muito mais.

2- Controle a ingestão de carboidratos

Seu corpo divide os carboidratos dos alimentos em glicose e, em seguida, a insulina move a glicose para dentro das células.

Quando você come muitos alimentos ricos em carboidratos ou tem problemas com a função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue aumentam.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para baixar a glicose no sangue naturalmente.

A American Diabetes Association (ADA) recomenda controlar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos contando os carboidratos ou trocando os alimentos .

Alguns estudos descobriram que esses métodos também podem te ajudar a planejar suas refeições o que pode melhorar ainda mais o controle do diabetes. ( 1 , 2 )

Muitos estudos também mostram que uma dieta pobre em carboidratos ajuda a baixa a glicose no sangue e a prevenir picos de glicemia

Além disso, uma dieta pobre em carboidratos pode ajudar a controlar o diabetes a longo prazo.

500 receitas para diabéticos
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3- Coma mais alimentos ricos em fibras

A fibra retarda a digestão do carboidrato e a absorção da glicose. Por esses motivos, o aumento da glicose é mais gradual.

Além disso, o tipo de fibra que você come pode desempenhar um papel importante no controle da glicose.

Existem dois tipos de fibra: insolúvel e solúvel. Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel é melhor para baixar a glicose no sangue.

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar melhor diabetes tipo 1, melhorando o controle da glicose no sangue.

Os alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, legumes e alimentos integrais .

A ingestão diária recomendada de fibra é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. São cerca de 14 gramas para cada 1.000 calorias.

4- Beba mais água

Beber água ajuda a manter a glicose no sangue dentro do limite.

Além de evitar a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de glicose no sangue pela urina.

Um estudo mostrou que as pessoas que bebiam mais água tinham menor risco de desenvolver o diabetes. ( 3 )

A água reidrata o sangue, baixa a glicose no sangue e reduz o risco de diabetes.

Mas lembre-se de que a água e outras bebidas sem açúcar são as melhores. As bebidas açucaradas aumentam a glicose no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

5- Controle o tamanho das porções

O controle da porção ajuda a regular a ingestão de calorias e pode levar à perda de peso.

Consequentemente, ao controlar o peso ajuda a baixar a glicose no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Controlar o tamanho da porção também ajuda a reduzir a ingestão de calorias e evitar os picos de glicose no sangue.

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar as porções:

  • Meça e pese o seu prato.
  • Use pratos menores.
  • Evite comer em restaurantes com prato feito .
  • Leia os rótulos dos alimentos e verifique os tamanhos das porções.
  • Mantenha um diário alimentar.
  • Coma devagar.

6- Coma mais alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta da glicose do corpo aos alimentos que contêm carboidratos. Tanto a quantidade quanto o tipo de carboidratos determinam como um alimento afeta a sua glicose no sangue.

Assim, comer mais alimentos com baixo índice glicêmico ajuda a baixar a glicose no sangue a longo prazo nos diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Embora o índice glicêmico dos alimentos seja importante, a quantidade de alimentos ricos em carboidratos que você come também é importante.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são por exemplo: frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilha, leguminosas, batata doce, milho, inhame, e a maioria das frutas e vegetais com pouco amido.

7- Reduza o estresse

O estresse pode afetar e aumentar a glicose no sangue. Pois os hormônios como glucagon e cortisol são secretados durante os momentos de estresse. Esses hormônios aumentam a glicose no sangue. Assim a pratica de meditação e ioga, leitura e outras formas de se divertir, ajudam a reduzir o estresse.

8- Monitore a sua glicose

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

Medir e monitorar os níveis de glicose no sangue também pode ajudar no controle.

Por exemplo, medir a glicose em jejum, antes e depois da refeição, ajuda a manter o controle e você fica sabendo se precisa fazer ajustes nas refeições ou nos medicamentos. Também  te ajuda a descobrir como o seu corpo reage a certos alimentos .

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Meça sua glicose todos os dias em jejum, antes e depois das refeições e antes de dormir. E se possível, faça um caderno com anotações dos valores.

9- Tenha um sono de qualidade

Ter uma noite de sono ruim e falta de descanso também afeta a glicose no sangue e a sensibilidade à insulina. O que pode aumentar o apetite e ganho de peso. A privação do sono diminui a liberação dos hormônios do crescimento (HGH) e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel importante no controle glicose no sangue.

Além disso, quando falamos de ter uma boa noite de sono, estamos falando  de quantidade e qualidade. Assim, é melhor dormir em torno de 8 horas por noite, mas ter um sono de qualidade.

10- Coma alimentos ricos em cromo e magnésio

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente
Coma mais alimentos ricos em cromo e magnésio

A glicose alta e o diabetes também estão associados a deficiências de certos micronutrientes, como por exemplo, deficiências dos minerais cromo e magnésio.

O cromo está envolvido no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. Também ajuda a controlar o diabetes, e a falta de cromo pode causar a intolerância aos carboidratos .

Os alimentos ricos em cromo são: gemas dos ovos, alimentos integrais, cereais, café, nozes, feijão verde, brócolis e carne.

Também foi demonstrado que o magnésio ajuda a baixar a glicose no sangue e a deficiência de magnésio está associada a um maior risco de desenvolver diabetes. ( 4 , 5 , 6 )

No entanto, se você já come muitos alimentos ricos em magnésio , provavelmente não precisa tomar suplementos como o cloreto de magnésio.

Os alimentos ricos em magnésio são: vegetais de folhas verdes escuras, alimentos integrais, peixe, chocolate preto, banana, abacate e feijão.

11- Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a sua saúde, principalmente para os diabéticos. O vinagre de maçã ajuda a baixar a glicose no sangue em jejum, possivelmente diminuindo sua produção pelo fígado ou aumentando o uso da glicose pelas células .

Além disso, os estudos mostram que o vinagre de maçã influencia na resposta do seu corpo à glicose e melhora a sensibilidade à insulina.

Você pode usar o vinagre de maçã em molhos para salada ou misturar 2 colheres de chá em 20 ml de água e tomar todos os dias.

No entanto, é importante consultar o seu médico antes de tomar vinagre de maçã, se você já estiver tomando medicamentos que baixam a glicose no sangue.

12- Canela

Foi demonstrado cientificamente que a canela melhora a sensibilidade à insulina, diminuindo a resistência à insulina no nível celular.

Estudos mostram que a canela também pode baixar a glicose no sangue em até 29% .

A canela retarda a quebra de carboidratos no trato digestivo, que modera o aumento da glicose no sangue após a refeição.

A canela também atua de maneira semelhante à insulina, embora a uma taxa muito mais lenta.

Uma dose que funciona de 1 a 6 gramas de canela por dia, ou cerca de 1/2 a 2 colheres de chá. Misture a canela em pó em seu café, ou tome em forma de chá.

No entanto, definitivamente não tome mais do que isso, pois tomar muita canela pode ser prejudicial .

13- Experimente a berberina

A berberina é o componente ativo de uma erva chinesa usada no tratamento de diabetes há milhares de anos.

Foi demonstrado por estudos que a berberina ajuda baixar a glicose no sangue e melhora a quebra dos carboidratos para geração de energia.

Além disso, a berberina funciona tão bem quanto alguns medicamentos para diabetes. Assim é um dos melhores suplementos para quem tem diabetes ou pré-diabetes .

A dosagem comum da berberina é de 1.500 mg por dia, tomado antes das refeições em 3 doses de 500 mg.

14- Use feno grego

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente
Feno grego baixa a glicose

As sementes de feno-grego são uma ótima fonte de fibra solúvel, o que pode ajudar a baixar a glicose no sangue.

Muitos estudos mostraram que o feno-grego pode realmente baixar a glicose no sangue dos diabéticos. Também ajuda a reduzir a glicemia em jejum e melhorar a tolerância à glicose.

Embora não seja muito conhecido como tempero, o feno-grego pode ser cozido junto dos alimentos, como no arroz, para ajudar a tratar o diabetes. Você também pode fazer farinha de feno-grego ou tomar em forma de chá.

As sementes de feno-grego também são consideradas uma das ervas mais seguras para o diabetes .

15- Perca peso

É óbvio que manter o peso ideal melhorará sua saúde e evitar futuros problemas de saúde.

Estar dento da sua faixa de peso ajuda a baixar a glicose e reduzir o risco de desenvolver o diabetes.

Mesmo uma pequena redução de 7% no peso corporal pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em até 58%, e parece funcionar ainda melhor que a medicação.

Você também deve ter consciência do tamanho da sua cintura, pois a gordura visceral é o fator mais importante relacionado ao peso para estimar o risco de diabetes.

Pessoas com 88,9 cm de cintura ou mais, para mulheres, e 101,6 cm ou mais para os homens tem um risco maior de desenvolver resistência à insulina, glicose alta no sangue e diabetes tipo 2.

O tamanho da cintura pode ser ainda mais importante que o seu peso total .

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Conclusão:

Consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração no estilo de vida, alimentação ou tomar novos suplementos.

Principalmente se você tiver problemas para controlar o diabetes ou se estiver tomando medicamentos para baixar a glicose.

Dito isto, se você é diabético e tem problemas pra controlar o diabetes, deve começar a fazer algo o mais rápido possível.

Esse artigo é meramente informativo e não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos ou suplementos sem prescrição médica, nem ao menos suspenda sua medicação. Pois pode ser perigoso para sua saúde.