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15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

exame glicemia de jejum

Como baixar a glicose naturalmente

A glicose alta no sangue acontece quando seu corpo não pode transportar a glicose do sangue para dentro das células e quando isso ocorre, causa o diabetes, por isso baixar a glicose naturalmente é a melhor forma de evitar e controlar o diabetes.

Abaixo estão 15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente, baseado em estudos científicos, apenas com alimentos e mudanças simples na sua vida. Leia mais…

Conteúdo:

  1. Pratique alguma atividade física
  2. Controle a ingestão de carboidratos
  3. Coma mais alimentos ricos em fibras
  4. Beba mais água
  5. Controle o tamanho das porções
  6. Coma mais alimentos com baixo índice glicêmico
  7. Reduza o estresse
  8. Monitore a sua glicose
  9. Tenha um sono de qualidade
  10. Coma alimentos ricos em cromo e magnésio
  11. Vinagre de maçã
  12. Canela
  13. Berberina
  14. Feno grego
  15. Perca peso

1- Pratique alguma atividade física

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

O exercício físico diário pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina.

Maior sensibilidade à insulina significa que suas células estão mais aptas a usar a glicose em excesso na corrente sanguínea.

O exercício físico também ajuda seus músculos a usar a glicose no sangue para geração de energia e ganho de massa muscular.

Se você tiver problemas para controlar o diabetes, verifique regularmente sua glicose. Isso te ajudará a saber e aprender como seu corpo responde a diferentes atividades e evitar que a glicose fique alta ou baixa demais.

Boas formas de exercício físicos são : musculação, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança,  natação e muito mais.

2- Controle a ingestão de carboidratos

Seu corpo divide os carboidratos dos alimentos em glicose e, em seguida, a insulina move a glicose para dentro das células.

Quando você come muitos alimentos ricos em carboidratos ou tem problemas com a função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue aumentam.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para baixar a glicose no sangue naturalmente.

A American Diabetes Association (ADA) recomenda controlar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos contando os carboidratos ou trocando os alimentos .

Alguns estudos descobriram que esses métodos também podem te ajudar a planejar suas refeições o que pode melhorar ainda mais o controle do diabetes. ( 1 , 2 )

Muitos estudos também mostram que uma dieta pobre em carboidratos ajuda a baixa a glicose no sangue e a prevenir picos de glicemia

Além disso, uma dieta pobre em carboidratos pode ajudar a controlar o diabetes a longo prazo.

3- Coma mais alimentos ricos em fibras

A fibra retarda a digestão do carboidrato e a absorção da glicose. Por esses motivos, o aumento da glicose é mais gradual.

Além disso, o tipo de fibra que você come pode desempenhar um papel importante no controle da glicose.

Existem dois tipos de fibra: insolúvel e solúvel. Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel é melhor para baixar a glicose no sangue.

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar melhor diabetes tipo 1, melhorando o controle da glicose no sangue.

Os alimentos ricos em fibras incluem vegetais, frutas, legumes e alimentos integrais .

A ingestão diária recomendada de fibra é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. São cerca de 14 gramas para cada 1.000 calorias.

4- Beba mais água

Beber água ajuda a manter a glicose no sangue dentro do limite.

Além de evitar a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de glicose no sangue pela urina.

Um estudo mostrou que as pessoas que bebiam mais água tinham menor risco de desenvolver o diabetes. ( 3 )

A água reidrata o sangue, baixa a glicose no sangue e reduz o risco de diabetes.

Mas lembre-se de que a água e outras bebidas sem açúcar são as melhores. As bebidas açucaradas aumentam a glicose no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

5- Controle o tamanho das porções

O controle da porção ajuda a regular a ingestão de calorias e pode levar à perda de peso.

Consequentemente, ao controlar o peso ajuda a baixar a glicose no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Controlar o tamanho da porção também ajuda a reduzir a ingestão de calorias e evitar os picos de glicose no sangue.

Aqui estão algumas dicas úteis para controlar as porções:

  • Meça e pese o seu prato.
  • Use pratos menores.
  • Evite comer em restaurantes com prato feito .
  • Leia os rótulos dos alimentos e verifique os tamanhos das porções.
  • Mantenha um diário alimentar.
  • Coma devagar.

6- Coma mais alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta da glicose do corpo aos alimentos que contêm carboidratos. Tanto a quantidade quanto o tipo de carboidratos determinam como um alimento afeta a sua glicose no sangue.

Assim, comer mais alimentos com baixo índice glicêmico ajuda a baixar a glicose no sangue a longo prazo nos diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Embora o índice glicêmico dos alimentos seja importante, a quantidade de alimentos ricos em carboidratos que você come também é importante.

Os alimentos com baixo índice glicêmico são por exemplo: frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilha, leguminosas, batata doce, milho, inhame, e a maioria das frutas e vegetais com pouco amido.

7- Reduza o estresse

O estresse pode afetar e aumentar a glicose no sangue. Pois os hormônios como glucagon e cortisol são secretados durante os momentos de estresse. Esses hormônios aumentam a glicose no sangue. Assim a pratica de meditação e ioga, leitura e outras formas de se divertir, ajudam a reduzir o estresse.

8- Monitore a sua glicose

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

Medir e monitorar os níveis de glicose no sangue também pode ajudar no controle.

Por exemplo, medir a glicose em jejum, antes e depois da refeição, ajuda a manter o controle e você fica sabendo se precisa fazer ajustes nas refeições ou nos medicamentos. Também  te ajuda a descobrir como o seu corpo reage a certos alimentos .

Meça sua glicose todos os dias em jejum, antes e depois das refeições e antes de dormir. E se possível, faça um caderno com anotações dos valores.

 

9- Tenha um sono de qualidade

Ter uma noite de sono ruim e falta de descanso também afeta a glicose no sangue e a sensibilidade à insulina. O que pode aumentar o apetite e ganho de peso. A privação do sono diminui a liberação dos hormônios do crescimento (HGH) e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel importante no controle glicose no sangue.

Além disso, quando falamos de ter uma boa noite de sono, estamos falando  de quantidade e qualidade. Assim, é melhor dormir em torno de 8 horas por noite, mas ter um sono de qualidade.

10- Coma alimentos ricos em cromo e magnésio

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Coma mais alimentos ricos em cromo e magnésio

A glicose alta e o diabetes também estão associados a deficiências de certos micronutrientes, como por exemplo, deficiências dos minerais cromo e magnésio.

O cromo está envolvido no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. Também ajuda a controlar o diabetes, e a falta de cromo pode causar a intolerância aos carboidratos .

Os alimentos ricos em cromo são: gemas dos ovos, alimentos integrais, cereais, café, nozes, feijão verde, brócolis e carne.

Também foi demonstrado que o magnésio ajuda a baixar a glicose no sangue e a deficiência de magnésio está associada a um maior risco de desenvolver diabetes. ( 4 , 5 , 6 )

No entanto, se você já come muitos alimentos ricos em magnésio , provavelmente não precisa tomar suplementos como o cloreto de magnésio.

Os alimentos ricos em magnésio são: vegetais de folhas verdes escuras, alimentos integrais, peixe, chocolate preto, banana, abacate e feijão.

11- Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem muitos benefícios para a sua saúde, principalmente para os diabéticos. O vinagre de maçã ajuda a baixar a glicose no sangue em jejum, possivelmente diminuindo sua produção pelo fígado ou aumentando o uso da glicose pelas células .

Além disso, os estudos mostram que o vinagre de maçã influencia na resposta do seu corpo à glicose e melhora a sensibilidade à insulina.

Você pode usar o vinagre de maçã em molhos para salada ou misturar 2 colheres de chá em 20 ml de água e tomar todos os dias.

No entanto, é importante consultar o seu médico antes de tomar vinagre de maçã, se você já estiver tomando medicamentos que baixam a glicose no sangue.

12- Canela

Foi demonstrado cientificamente que a canela melhora a sensibilidade à insulina, diminuindo a resistência à insulina no nível celular.

Estudos mostram que a canela também pode baixar a glicose no sangue em até 29% .

A canela retarda a quebra de carboidratos no trato digestivo, que modera o aumento da glicose no sangue após a refeição.

A canela também atua de maneira semelhante à insulina, embora a uma taxa muito mais lenta.

Uma dose que funciona de 1 a 6 gramas de canela por dia, ou cerca de 1/2 a 2 colheres de chá. Misture a canela em pó em seu café, ou tome em forma de chá.

No entanto, definitivamente não tome mais do que isso, pois tomar muita canela pode ser prejudicial .

Em um estudo que envolveu pré-diabéticos, participantes tomaram 250mg de extrato de canela antes do café da manhã e do jantar por três meses.

Eles experimentaram uma redução de 8,4 por cento no açúcar no sangue em jejum em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Outro estudo de três meses viu diabéticos tipo 2 que tomaram 130 ou 360 mg de extrato de canela antes do café da manhã, tiveram uma redução de 11% ou 14% no açúcar no sangue em jejum em comparação com aqueles que tomaram placebo.

Vários pequenos estudos relacionaram a canela a melhores níveis de açúcar no sangue.

Vários trabalhos de pesquisa mostram que o tempero pode reduzir o açúcar no sangue, reduzindo a resistência à insulina.

Em um estudo, os voluntários tomaram meia colher de chá de canela por 40 dias.

Os pesquisadores descobriram que a canela reduz o colesterol em cerca de 18% e os níveis de açúcar no sangue em 24%.

13- Experimente a berberina

A berberina é o componente ativo de uma erva chinesa usada no tratamento de diabetes há milhares de anos.

Foi demonstrado por estudos que a berberina ajuda baixar a glicose no sangue e melhora a quebra dos carboidratos para geração de energia.

Além disso, a berberina funciona tão bem quanto alguns medicamentos para diabetes. Assim é um dos melhores suplementos para quem tem diabetes ou pré-diabetes .

A dosagem comum da berberina é de 1.500 mg por dia, tomado antes das refeições em 3 doses de 500 mg.

14- Use feno grego

15 maneiras fáceis de baixar a glicose no sangue naturalmente

Feno grego baixa a glicose

As sementes de feno-grego são uma ótima fonte de fibra solúvel, o que pode ajudar a baixar a glicose no sangue.

Muitos estudos mostraram que o feno-grego pode realmente baixar a glicose no sangue dos diabéticos. Também ajuda a reduzir a glicemia em jejum e melhorar a tolerância à glicose.

Embora não seja muito conhecido como tempero, o feno-grego pode ser cozido junto dos alimentos, como no arroz, para ajudar a tratar o diabetes. Você também pode fazer farinha de feno-grego ou tomar em forma de chá.

As sementes de feno-grego também são consideradas uma das ervas mais seguras para o diabetes .

15- Perca peso

É óbvio que manter o peso ideal melhorará sua saúde e evitar futuros problemas de saúde.

Estar dento da sua faixa de peso ajuda a baixar a glicose e reduzir o risco de desenvolver o diabetes.

Mesmo uma pequena redução de 7% no peso corporal pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em até 58%, e parece funcionar ainda melhor que a medicação.

Você também deve ter consciência do tamanho da sua cintura, pois a gordura visceral é o fator mais importante relacionado ao peso para estimar o risco de diabetes.

Pessoas com 88,9 cm de cintura ou mais, para mulheres, e 101,6 cm ou mais para os homens tem um risco maior de desenvolver resistência à insulina, glicose alta no sangue e diabetes tipo 2.

O tamanho da cintura pode ser ainda mais importante que o seu peso total .

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Conclusão:

Consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração no estilo de vida, alimentação ou tomar novos suplementos.

Principalmente se você tiver problemas para controlar o diabetes ou se estiver tomando medicamentos para baixar a glicose.

Dito isto, se você é diabético e tem problemas pra controlar o diabetes, deve começar a fazer algo o mais rápido possível.

Esse artigo é meramente informativo e não deseja substituir a consulta médica. Não tome medicamentos ou suplementos sem prescrição médica, nem ao menos suspenda sua medicação. Pois pode ser perigoso para sua saúde.

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