15 Alimentos para Aumentar a Imunidade

Vários alimentos podem aumentar sua imunidade, os ricos em vitamina C, D e E são os melhores que você pode adicionar à sua dieta.

Alimentos para Aumentar a Imunidade

Como aumentar sua imunidade

Alimentar seu corpo com os alimentos certos pode aumentar a imunidade e manter seu sistema imunológico forte.

Se você está procurando maneiras de prevenir resfriados e gripes e coronavírus, seu primeiro passo deve ser uma melhorar sua alimentação e incluir esses 15 potentes alimentos para aumentar a imunidade na sua dieta.

15 melhores alimentos para aumentar a imunidade

Frutas que aumentam a imunidade

1- Frutas cítricas

Alimentos para Aumentar a Imunidade

A maioria das pessoas toma vitamina C quando pega um resfriado. Isso porque ajuda a vitamina C fortalece o sistema imunológico. Os cientistas acreditam que a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecções.

Frutas cítricas são principalmente:

Toranja
Laranjas
Tangerinas
Limões
Limas

Como seu corpo não produz ou armazena a vitamina C, então você precisa tomar diariamente para aumentar sua imunidade. Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com essa variedade para escolher, é fácil ter um pouco dessa vitamina em qualquer refeição.

2- Mamão

Diabético pode comer mamão ?

O mamão é outra fruta rica em vitamina C. Surpreendentemente tem 224% da quantidade diária recomendada de vitamina C em um único mamão! O mamão papaia também possui uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.

O mamão também tem quantidades grandes de potássio , vitaminas do complexo B e folato, todas boas para aumentar a imunidade e para a saúde geral.

3- Kiwi

Alimentos para Aumentar a Imunidade

Como a mamão, os kiwis são naturalmente cheios de uma tonelada de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C. A vitamina C aumenta os glóbulos brancos, que combatem as infecções, enquanto os outros nutrientes do kiwi mantêm o resto do corpo funcionando corretamente.

Vegetais que aumentam a imunidade

4- Pimentão vermelho

Se você acha que as frutas cítricas têm mais vitamina C de qualquer fruta ou vegetal, pense novamente. Pois o pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas. Eles também são fonte de beta-caroteno. Além de fortalecer seu sistema imunológico, a vitamina C mantém a pele saudável. O beta-caroteno ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

5- Brócolis

 

Brócolis é carregado com vitaminas e minerais. Principalmente as vitaminas A, C e E, além de muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​que você pode colocar em sua mesa . O segredo para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível – ou melhor ainda, cozinhar no vapor.

6- Espinafre

O espinafre fez parte da nossa lista de alimentos para aumentar a imunidade não apenas por ser rico em vitamina C. Ele também contém vários antioxidantes e beta-caroteno, que podem aumentar a capacidade de combater infecções e fortalecer o sistema imunológico. Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível, para que retenha seus nutrientes. No entanto, o cozimento leve aumenta sua vitamina A e permite que outros nutrientes sejam liberados do ácido oxálico.

7- Alho

Alimentos para Aumentar a Imunidade

O alho é encontrado em quase todas as cozinhas do mundo. Além de temperar sua comida e é essencial para a sua saúde.

As primeiras civilizações usavam o alho como anti biótico no combate a infecções. De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, o alho também pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e retardar o endurecimento das artérias. O alho tem propriedades de aumentar a imunidade pela forte concentração de compostos como enxofre e alicina.

8 – Gengibre

O gengibre é outro ingrediente ao qual muitas pessoas usam para não ficar doente. O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação da garganta e outras doenças inflamatórias. O gengibre também pode tratar náuseas .

Embora seja usado em muitas sobremesas doces, o gengibre é rico em gingerol, um parente da capsaicina. O gengibre pode ajudar a diminuir a dor crônica e pode baixar o colesterol, de acordo com estudos recentes.

Advertisement

Outros alimentos que aumentam a imunidade

9- Iogurte

Alimentos para Aumentar a Imunidade

Procure por iogurtes com “culturas vivas e ativas” como o iogurte grego e Activia. Essas culturas estimulam seu sistema imunológico e ajuda a combater doenças e vírus. Mas dê preferência aos iogurtes naturais, sem corantes ou açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas frescas e mel.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D , portanto, procure as marcas enriquecidas com vitamina D. A vitamina D ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.

10- AMÊNDOAS

Quando se trata de prevenir e combater vírus , a vitamina E fica atrás da vitamina C. No entanto, a vitamina E é a também fortalece o sistema imunológico. É uma vitamina lipossolúvel, o que significa que precisa de  gordura para seja absorvida adequadamente. Nozes, como amêndoas, são ricas em vitamina E e também têm gorduras saudáveis. Uma porção de meia xícara, com cerca de 46 amêndoas inteiras e sem casca, fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina E.

11- Açafrão

Você deve conhecer o açafrão como um ingrediente de alguns temperos. Mas essa especiaria amarga e amarelada também tem sido usada há anos como anti-inflamatório no tratamento de várias doenças como a osteoartrite e da artrite reumatóide . Além disso, a pesquisa mostra que altas concentrações de curcumina, presente no açafrão, podem ajudar a diminuir os danos musculares causados pelo exercício.

12- Chá verde

Os chás verde e preto são ricos em flavonóides, um tipo de antioxidante. Mas o chá verde realmente se destaca é nos seus altos níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. Foi comprovado que o EGCG fortalece a função imunológica. O processo de fermentação do chá preto destrói grande parte do EGCG. O chá verde, por outro lado, é cozido no vapor e não fermentado; portanto, o EGCG é preservado.

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina . A L-teanina pode ajudar na produção de compostos de combate a germes em suas células T.

13- Canja de galinha

Quando você está doente, tomar canja de galinha é mais do que apenas um sopa gostosa que sua mãe faz pra você e te leva na cama.

A canja de galinha, ajuda a melhorar os sintomas do resfriado e também evita que você fique doente, em primeiro lugar. Aves, como frango e peru, são ricos em vitamina B-6. Cerca de 90 gramas de carne de peru ou frango contêm de 40 a 50% da quantidade diária recomendada de vitamina B-6.

A vitamina B-6 é muito importante em várias reações químicas que acontecem no seu corpo. Também é vital para a formação de novos e glóbulos vermelhos . O caldo ou a canja de galinha feita com ossos de galinha contém gelatina, condroitina e outros nutrientes para aumentar a imunidade.

14- Semente de girassol

As sementes de girassol estão ricas em nutrientes, incluindo fósforo , magnésio e vitamina B-6. Mas, acima de tudo são incrivelmente ricas em vitamina E, um poderoso antioxidante.

A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. Outros alimentos com altas quantidades de vitamina E são abacate e folhas verdes escuras.

15- Marisco

Quando se pensa em alimentos para aumentar a imunidade e fortalecer seu sistema imunológico, o marisco não é um alimento o que vem à mente, mas alguns tipos de marisco são muitos ricos em zinco.

O zinco não chama tanta atenção quanto as outras vitaminas e minerais, mas nosso corpo precisa dele para que nossas células imunológicas possam funcionar com perfeição.

Os tipos de mariscos ricos em zinco incluem:

  • Caranguejo
  • Mexilhão
  • Lagosta

LEIA TAMBÉM:

Como aumentar sua imunidade

A variedade na alimentação é o segredo para aumentar a imunidade e ter uma boa nutrição. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para aumentar a imunidade e combater vírus como a gripe e coronavírus.

Comer bem e incluir esses alimentos é um ótimo começo para aumentar a imunidade, mas há outras coisas que você pode fazer para proteger você e sua família da gripe, resfriado e outras doenças. Como dormir bem, evitar o estresse e praticar atividades físicas.