13 Alimentos que Baixam a Glicose

Não existem alimentos que baixam a glicose, mas você pode controlar o diabetes e pré-diabetes através de sua dieta, evitando alimentos com IG alto.

alimentos que baixam a glicose

Alimentos que diminuem a glicose

Infelizmente, não existem alimentos, ervas, chás, bebidas ou suplementos que baixam a glicose no sangue. Somente medicamentos e exercícios físicos podem realmente fazer isso. Mas há alimentos e bebidas que você pode comer e beber que têm um baixo índice glicêmico (IG). Isso significa que esses alimentos não aumentam a glicose no seu sangue e podem ajudar a evitar um pico de glicose . Além das mudanças na dieta, estar ou se tornar ativo fisicamente também é importante.

Aprenda quais alimentos você pode comer que podem controlar o diabetes. Além disso, você pode prevenir o pré – diabetes ou diabetes tipo 2 comendo mais desses alimentos, temperos e bebidas. Consuma esses alimentos como alternativas ​​ao açúcar, carboidratos de alto IG ou outras delícias que você goste. Leia mais…

1 – Abacate

Os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados são alimentos importantes para controlar a glicose. Pois podem melhorar a sensibilidade à insulina . Além disso aumentam a sensação de saciedade e tem grande impacto no controle da pressão arterial e na inflamação celular. E o abacate é muito rico nesses ácidos graxos.

Fonte de estudos mostram que o abacate pode diminuir o risco de síndrome metabólica . Que é um fator de risco do diabetes. Também pode aumentar o risco de doenças nos vasos sanguíneos, como doenças cardíacas e derrames. 

Acima de tudo, o abacate também têm um IG baixo. Então para uma sobremesa deliciosa e saudável, coma abacate cru, ao natural, sem adição de açúcar, ou com seu adoçante preferido.

2- Peixes

Alimentos que Baixam a Glicose

A proteína ajuda o corpo a se manter e se reparar naturalmente. Como a proteína não afeta a glicose no sangue, ela não tem classificação no IG e não aumenta glicose no sangue. A proteína também aumenta a saciedade, portanto, quando você come alimentos ricos em proteínas, se sente mais cheio e satisfeito, ao contrário de alimentos como o pão, arroz ou macarrão. Assim, comer mais carnes, principalmente de peixes, pode ser uma boa maneira de controlar o açúcar no sangue.

O peixe é uma ótima fonte de proteína. É pobre em gorduras ruins ​​e uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3. Boas opções de peixe são:

Salmão
Truta
Atum 
Cavalinha
Linguado

O peixe também é rápido e fácil de preparar. Tempere um filé com sal, pimenta e limão e leve ao forno a 218 ° C. Asse por 20 minutos até que a carne fique assada e bom proveito!

3- Alho

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O alho é um alimento que tem o potencial de ajudar a controlar a glicose no sangue. Os estudos mostram que comer alho pode diminuir a glicemia em jejum, que é o seu nível de glicose no sangue quando você acorda e ainda não se alimentou. Estudos semelhantes também mostram que as cebolas têm efeitos semelhantes ao alho.

O alho não tem uma pontuação no IG, pois não possui carboidratos e não aumenta os níveis de glicose no sangue. Assim, adicione mais alho em suas refeições, tanto na salada, quando nos pratos assados ou cozidos.

4- Cerejas

Embora a maioria das frutas possam aumentar a glicose no sangue, algumas têm um IG mais baixo – como as cerejas azedas. Cerejas têm uma substância chamada antocianinas. Estudos confirmam que as antocianinas podem te proteger contra diabetes e obesidade.

Se você gosta de frutas, tente comer mais cerejas em vez de bananas, peras e maçãs.

5- Vinagre de maçã

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O ácido acético do vinagre de maçã reduz certas enzimas no estômago. Um estudo relatou que o vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina após as refeições.

Tente beber 20 ml de vinagre de maçã misturado com 40 ml de água antes das refeições, isso certamente vai te ajudar a reduzir o aumento da glicose no sangue.

6- Espinafre, couve e acelga

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As folhas verdes são ricas em fibras e nutrientes como magnésio e vitamina A. Esses são alimentos que baixam a glicose no sangue. Folhas verdes para sua dieta incluem:

Espinafre
Alface
Couve
Nabos
Couve flor
Acelga

Comer folhas verdes todos os dias, está comprovado, que reduz em até 14% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

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Todos as folhas verdes escuras têm um baixo IG. O espinafre ainda tem uma classificação menor de todas. A couve tem uma classificação estimada entre 2 e 4.

7- Chia

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A chia é rica em fibras e gorduras saudáveis, ômega-3, cálcio e antioxidantes. Estudos demonstraram que dietas ricas em sementes de chia podem ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos.

As sementes de chia têm um IG de 1 e são um ótimo complemento para as suas receitas. A textura pegajosa funciona muito bem como espessante para pudins.

8- Cacau

O cacau é a semente da fruta que é usada para fazer o chocolate a manteiga de cacau . Sem a adição de açúcar, ele é amargo, como o chocolate amargo.

As sementes do cacau são ricas em antioxidantes. Eles também contêm uma substância chamada epicatequina, que regula a produção de glicose ativando as principais proteínas. Pode ajudar a estabilizar a glicose no sangue, mesmo nas pessoas que já têm diabetes.

Assim, troque o chocolate ao leite pelo chocolate preto amargo que tenha 70% ou mais de cacau ouro, mas limite a ingestão a um ou dois pedaços.

Você também pode usar cacau e pó puro como coberturas para seu iogurte, shakes, sucos ou sobremesas.

9- Alimentos que baixam a glicose -Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como as amoras e morangos não aumentam a glicose no sangue, como outras frutas. Essas frutas são ricas em fibras e tem as maiores concentrações de antocianinas. As antocianinas  inibem certas enzimas digestivas retardando a digestão. Eles também evitam picos de glicose no sangue depois que você comer refeições ricas em amido.

10- Amêndoas e outras nozes

Alimentos que Baixam a Glicose
A castanha do pará ajuda a baixar a gicose

As amêndoas podem ajudar a regular e reduzir os aumentos de glicose no sangue após as refeições e prevenir o diabetes. Um estudo confirmou que as pessoas que comem 60 g de amêndoas por dia tem níveis mais baixos de glicemia e insulina em jejum. Outro estudo descobriu que o consumo de amêndoa pode aumentar a sensibilidade à insulina em pessoas com pré-diabetes.

A o IG das amêndoas é estimada em 0. Isso ocorre porque pequenas quantidades de carboidratos encontrados nas amêndoas e outras nozes são principalmente fibras.

A maioria das nozes tem IG entre 0 e 20, o que é considerado baixo. A castanha com maior índice IG é a do caju. Assim, coma diariamente nozes e castanhas, como pistache , castanha do Pará e macadâmias, em vez de biscoitos e outros petiscos na próxima vez que sentir fome.

11 – Alimentos integrais

Alimentos que Baixam a Glicose
Alimentos que Baixam a Glicose

Ao fazer compras ou comer fora, opte por comer alimentos de grãos integrais (como milho ou quinoa) em vez de grãos refinados (como trigo branco). Grãos refinados são ricos em carboidratos e podem causar picos de glicose. Os grãos integrais têm maiores quantidades de fibras, fitoquímicos e nutrientes e podem ajudar a regular a glicose no sangue.

Pão integral tem IG de 51 e massas integrais de 42. Mas atenção as marcas de pão integral que você compra, pois a grande maioria tem muito trigo branco misturado. Assim, faça você mesmo seu pão integral, e abuse de sementes, como chia, linhaça, uva passa, gergelim e castanhas.

12- Ovos

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Os ovos são um daqueles alimentos que tiveram fama ruim no passado porque contêm uma quantidade maior de colesterol. Mas comer ovos não faz mal para quem tem diabetes ou pré-diabetes. Atualmente os cientistas descobriram que o colesterol dos ovos não é tão importante, e não afeta os diabéticos.

Como todas as fontes de proteína pura, os ovos têm IG igual a 0. Os ovos também podem aumentar a saciedade e reduzir a fome. Mas a forma que você prepara os ovos e o que mistura com eles, pode neutralizar seus benefícios. Por isso sempre coma ovos cozidos ou fritos sem óleo.

Os ovos são alimentos que, de certa forma, baixam a glicose. A menos que seu médico ou nutricionista tenha indicado o contrário, comer ovos cozidos matam a fome e são uma ótima opção para o café da manhã. Experimente comer 2 ou 3 ovos no café da manhã ou lanche da tarde, você ficará impressionado como irá te satisfazer.

13- Café

Um estudo sugere que aumentar a ingestão de café (com cafeína ou descafeinado) em um copo por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em mais de 10%. Mas o que você acrescenta ao café também importa. Evite sempre colocar açúcar, creme de leite e leite no café.

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Conclusão:

Não existem alimentos que baixam a glicose, mas você pode controlar o diabetes e pré-diabetes através de sua dieta, evitando alimentos com IG alto.

Diminua também a quantidade total de carboidratos e açúcar que você consome. Alimentos com baixo IG são aqueles com pontuação igual ou inferior a 55.