13 Alimentos Anti-inflamatórios

Comer anlimentos anti-inflamatórios ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes, obesidade e inflamação cronica.

Alimentos Anti-inflamatórios

O que são alimentos anti-inflamatórios?

A inflamação pode ter benefícios, pois ajuda seu corpo a se defender das infeções, mas a inflamação crônica causa doenças e obesidade, comer alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a evitar e proteger seu corpo da inflamação crônica.

Abaixo estão 13 alimentos anti-inflamatórios

1- Frutas vermelhas

Alimentos Anti-inflamatórios
Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morango, amoras e framboesas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Mas além disso, são ricas em antocianinas que são antioxidantes e tem efeito anti-inflamatório e pode reduzir o risco de doenças aumentar a imunidade. ( 2 3 4 5 6

2- Peixes ricos em ômega 3

Alguns tipos de peixe, são ricos em proteína e ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa EPA e DHA. Peixes como: salmão, sardinhas, arenque, cavalinha e anchovas são os que tem maiores concentrações desse omega-3, por isso são alimentos anti-inflamatórios. (7 8 9 10 11 12 )

3- Brócolis

Os antioxidantes dos vegetais verdes como brócolis e couve podem reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Mas os brócolis contém sulforafano, um antioxidante que combate a inflamação celular. (14 15 ) (16 17 18 )

4- Abacate

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Abacate

O abacate é rico em potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas que são boas ​​para o coração. Mas também em carotenoides e tocoferóis que reduzem o risco de câncer. (19 20 21 ) Uma substância no abacate tem o poder de reduzir a inflamação nas células da pele.  (22 )

5- Chá verde

O chá verde não é um alimento, é uma bebida, mas seus poderes anti-inflamatórios são tão poderosos que está na nossa lista. Tomar chá verde diminui o risco de doenças cardíacas, câncer, doença de Alzheimer e obesidade. (24 25 26 27 ) As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá verde se devem principalmente uma substância chamada epigalocatequina-3-galato presente no chá. 

6- Pimentas

Todas as pimentas e pimentões são ricos em vitamina C, que tem poderosos efeitos anti-inflamatórios. (28 29 30 ) O pimentão é rico em um antioxidante chamado quercetina que reduz a oxidação celular. Já a pimenta malagueta contém ácido sináptico e ácido ferúlico que também são anti-inflamatórios e previne o envelhecimento. ( 32 ,33 )

7- Cogumelos

Trufas, cogumelos portobello e shiitake tem poucas calorias e são ricos em selênio, cobre e todas as vitaminas B. Mas também contém fenóis e outros antioxidantes que tem ação anti-inflamatória.  (34 35 36 37 38 )

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8- Uva

A uva é rica em antocianinas, que pode combater a inflamação e pode combater doenças cardíacas, diabetes, obesidade, Alzheimer e doenças oculares. (39 40 41 42 43 ) Agora, a uva é uma das melhores fontes de resveratrol que tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

9- Açafrão

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Açafrão

Rico em curcumina, o açafrão é um alimento anti-inflamatório poderoso. Esse composto reduz a inflamação da artrite, diabetes e outras doenças. (45 46 47 48 49 50 51 ) Segundo estudos, consumir 1 grama de açafrão com pimenta do reino reduz muito a inflamação em pessoas com síndrome metabólica. (50 ) A combinação de açafrão com a piperina da pimenta do reino aumenta a absorção de curcumina em 2.000%. (52

10- Azeite de oliva extra virgem

O azeite é uma das melhores fontes de gordura boa e seu consumo está relacionado com a diminuição de doenças cardíacas, câncer no cérebro e outras doenças graves. (53 54 55 56 57 58 59 ) O efeito do azeite de oliva é comparado a medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno. (58 ) Mas o azeite de oliva extra virgem tem mais efeitos anti-inflamatórios que o azeite comum refinado. 

11- Chocolate amargo

O chocolate escuro e amargo, com 80% de cacau ou o cacau puro tem poderosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Os flavonoides do cacau que tem esses efeitos.  (64 65 )

12- Tomate

O tomate é rico em vitamina C, potássio e licopeno, assim tem poderosos efeitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias impressionantes. (66 67 68 69 ) O licopeno do tomate também tem efeitos anti câncer. (67 68 )  O licopeno é um carotenoide que é melhor absorvido se consumido com gorduras, por isso coma tomates temperados ou cozidos com azeite de oliva. (70 )

13- Cereja

Os antioxidantes da cereja como antocianinas e catequinas são potentes anti-inflamatórios. (71 72 73 74 75 )

Conclusão:

A inflamação crônica causa várias doenças, comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a combater a inflamação e reduzir o risco de doenças. Mas também é fundamental ficar longe dos alimentos inflamatórios.