O que comer quando se tem diabetes gestacional?

Quando se tem diabetes gestacional, uma alimentação saudável ajuda a controlar a glicose e evitar complicações para a mãe e para o bebe. Saber o que pode e o que não pode comer é fundamental.

Alimentos para diabetes gestacional

Se você foi diagnosticada com diabetes gestacional ou está preocupada que isso possa afetar sua gravidez, você deve saber o que comer, para evitar ou controlar a situação.

Felizmente, o diabetes gestacional geralmente pode ser controlado apenas com dieta e exercícios, mas isso não significa que você não terá uma gravidez saudável.

Vamos falar sobre o diabetes gestacional, como ele é tratado e os alimentos que você deve comer para controlar a glicemia na gestação.

O que comer

Alimentação básica para diabetes gestacional:

  • Coma proteínas ( carnes ovos e laticínios) em todas as refeições.
  • Inclua frutas e vegetais todos os dias em sua dieta.
  • Limite ou evite alimentos processados, como embutidos, presunto, salame, salsicha, alimentos prontos e congelados, em suma, alimentos preparados industrialmente.

Além disso, fique atenta ao tamanho das porções para evitar comer demais.
Se você tem diabetes gestacional, manter uma dieta saudável e balanceada pode te ajudar a controlar os sintomas sem a necessidade de tomar medicação.

Em geral, sua dieta deve incluir proteínas e a mistura certa de carboidratos e gorduras. Muitos carboidratos podem causar picos de glicemia no sangue .

Se você quer comer um pouco de carboidratos , coma apenas carboidratos complexos – como por exemplo: legumes, alimentos integrais e vegetais ricos em amido, como batata-doce e abóbora.

Se você for diagnosticada com diabetes gestacional ou estiver em risco de desenvolver diabetes gestacional, uma boa ideia e se consultar com um nutricionista especializado durante a gravidez.

Um nutricionista pode te ajudar a planejar suas refeições e elaborar um plano que manterá você e seu bebê saudáveis e comendo os alimentos de que você realmente gosta.

Refeições

Procure basear suas refeições em proteínas, gorduras saudáveis ​​e alimentos ricos em fibras. Prefira os alimentos frescos e evite comer alimentos processados e prontos .

A vontade de comer um prato de batata frita, pode ser difícil de resistir, então tente manter alimentos saudáveis ​​em casa evitando deixar na sua geladeira ou dispensa, alimentos que sabemos que não fazem bem. Além disso, os alimentos ricos em proteínas, como as carnes e ovos, aumentam a saciedade e inibem a vontade de comer porcarias.

Faça suas refeições principais, almoço e jantar, com 40 % de carboidratos, de preferência de baixo indice glicemico. Um dica é usar uma balança de cozinha para pesar seu prato antes de fazer a refeição. ( 1 , 2 )

Alimentos para comer no almoço e jantar

  • Ovos, cozidos ou fritos sem óleo, mexidos ou omelete
  • Vegetais cozidos no vapor
  • Peito de frango ou peru grelhado
  • Peixe assado ou grelhado, especialmente peixes gordurosos como salmão e truta ou atum, até mesmo enlatado ( Prefira a versão sem óleo ).
  • Feijão, ( todos os tipos, incluindo vagem ) sem nenhum acompanhamento, como calabresa, bacon ou paio.
  • Arroz ou macarrão integral

Café da manhã e lanches

Os lanches são ótimos para manter os níveis de glicose no sangue estáveis ​​(e para satisfazer um ataque de fome noturna!). Aqui estão algumas opções mais saudáveis ​​para seus lanches e café da manhã, se você tem diabetes gestacional:

  • Mingau de aveia
  • Frutas frescas ( Veja: Frutas para diabéticos )
  • Iogurte grego natural 
  • Pipoca de panela ( Use azeite ou óleo de coco )
  • Queijo minas ou cottage
  • Biscoito ou pão integral ( multi-grãos )
  • Pasta de amendoim
  • Amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju e amendoim

O que não pode comer com diabetes gestacional?

Não é nada divertido evitar comer alguns dos seus alimentos favoritos, mas existem muitas alternativas deliciosas. Evite alimentos altamente processados, como pão branco e, em geral, qualquer alimento que tenha muito açúcar.

Evite ou não coma os seguintes tipos de alimentos:

  • Comida pronta, semi pronta ou congelada ( Pizzas, lazanhas, canelones, escondidinho e etc…)
  • Bebidas alcoólicas
  • Produtos e alimentos feitos de trigo branco refinado ( Pão, biscoitos, bolos, etc…)
  • Arroz e macarrão comum, miojo e macarrão instantâneo 
  • Granola e aveia adoçada, tipo farinha láctea e neston
  • Alimentos conservados e temperados artificialmente, embutidos como: bacon, paio, linguiça calabresa
  • Pipoca de micro ondas
  • Frutas secas adoçadas
  • Margarina
  • Ketchup , mostarda e maionese

Conclusão:

Não é apenas a alimentação que pode te ajudar a controlar o diabetes gestacional. Além de manter uma dieta bem balanceada , há outras coisas que você deve fazer para ter uma gravidez saudável:

  • Pratique exercícios regularmente
  • Não pule as refeições, principalmente o café da manhã
  • Tome suas vitaminas pré-natais

 

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